Tudo sobre a raça Setter Irlandês

Setter Irlandês

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 02/07/2015

Família: Cão de caça, setter
Área de origem: Irlanda
Função Original: Cuidar de criações de aves
Tamanho médio dos machos:
Altura: 0,6; Peso: 25 – 30 kg
Tamanho médio das fêmeas
Altura: 0,6; Peso: 25 – 27 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 35ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilAs origens exatas do setter irlandês são desconhecidas, mas as teorias mais razoável considerar esta raça para ter resultado de uma mistura de spaniels, pointers e outros setters, principalmente o inglês, mas, em menor medida, o Gordon. Caçadores irlandeses precisavam de um cão rápidos, e com um nariz que era grande o suficiente para ser visto a partir de uma certa distância. Eles encontraram o seu cão nos setters vermelhos e brancos produzidos a partir destes cruzamentos. Os primeiros canis dos setters vermelhos sólidos apareceu por volta de 1800. Em poucos anos, estes cães ganharam uma reputação por sua cor mogno rico.
 
Em meados de 1800, setters vermelhos irlandeses (como eles foram originalmente conhecidos) tinham vindo para a América, provando-se tão eficientes na caça de aves americanas como os irlandesas. Voltando na Irlanda, por volta de 1862, um cão que estava a mudar para sempre a raça, Campeão Palmerston, nasceu. Com uma cabeça anormalmente longa e corpo esbelto, ele foi considerado muito refinado para o campo, para o seu dono pediu que o afogassem. Outro apreciador interferiu e o cão se tornou uma sensação como um cão de exposição, ir para procriou gerando um incrível número de descendentes.
 
Praticamente todos os setter irlandês modernos pode ser atribuídos a Palmerston, porém o foco mudou de cão de campo para exposições de cães. Apesar disso, o setter irlandês manteve um caçador capaz e criadores dedicados tomaram medidas para manter a capacidade dupla da raça. A raça aumentou principalmente em popularidade como um cão de mostra, no entanto, mais tarde como um animal de estimação. E finalmente levantou-se a um lugar entre as raças mais populares nos Estados Unidos na década de 1970 mas desde então caiu no ranking.
 
 

Temperamento do Setter Irlandês

 
Setter IrlandêsO setter irlandês foi criado para ser um caçador incansável e entusiasta tanto que se aproxima de tudo na vida com uma atitude bem-humorada além de estar cheio de entusiasmo e fervor. Se sair diariamente para gastar a sua energia os cães dessa raça serão excelente companheiros. Porém, sem os exercícios necessário diariamente o cachorro poderá ficar excessivamente ativo ou tornar-se frustrado. Esta é uma raça amável, ansiosos para agradar e ser parte das atividades de sua família além de ser excelente com as crianças. No entanto é menos popular como um caçador que os outros setters.
 
 

Como cuidar de um Setter Irlandês

 
O Setter precisa de exercício, muito exercício mesmo. Não é justo esperar que um cão com tanta energia fique quieto e sentado no seu canto. Recomenda-se um mínimo de uma hora de jogos difíceis e cansativos por dia. O Setter é um cão tão sociável que vive muito bem com a sua família. Sua pelagem precisa de escovação regular e pentear cada dois ou três dias, além de alguns recortes para melhorar a aparência.
 
 

Saúde do Setter Irlandês

 
Principais preocupações: Atrofia progressiva na retina, Displasia Coxoefemoral, torção gástrica
Preocupações menores: epilepsia, megaesôfago, Osteocondrite dissecante, panosteitis, Osteodistrofia hipertrófica
Ocasionalmente visto: Osteocondrite dissecante, epilepsia, hemofilia
Testes sugeridos: DNA para atrofia progressiva na retina, quadril, olhos, cardíaco
Esperança de vida: 12-14 anos
 
 

Preço do Setter Irlandês

 
Você quer comprar? Saiba quanto custa um filhote de Setter Irlandês. O valor do Setter Irlandês depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 
Cães semelhantes ao Setter Irlandês
 
Setter Inglês
Chesapeake Bay Retriever
Flat-Coated Retriever
Labrador Retriever
Golden Retriever
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.