InícioSaúdeDoençasComo descobrir se seu cão tem atopia

Como descobrir se seu cão tem atopia

Todos os dias, eu e o Johnny brincamos juntos e saímos para passear. Quando não nos vemos, sentimos muita falta um do outro. Johnny é um beagle que tem uma doença chata de cuidar e, apesar de ser muito comum, é desconhecida. Essa doença se chama atopia. Seus sintomas que podem ser confundidos com outros problemas e não existe um exame laboratorial para diagnosticá-la.
 
É importante estar sempre atento aos sinais que o corpo do seu cachorro dá. Sempre analisá-lo, verificar se está tudo bem com ele tanto fisicamente quanto na parte comportamental.
 
 

Sintomas da atopia:

 
1. Queda de pelos;
2. Hiperpigmentação;
3. Coceiras frequentes;
4. Pele rachada e/ou machucada;
5. Pulgas ou carrapatos;
6. Irritações principalmente na regiõe da face, ao redor dos olhos, nas orelhas e patas;
 
 

Como descobrimos a atopia

 

johnny beagle
O nome do meu melhor amigo é Johnny
Um certo dia, fomos passear com ele no parque Vila Lobos em SP, onde moramos, e depois de passar a tarde correndo pela grama, Johnny voltou pra casa se coçando muito até ficar com alguns machucados. Acreditávamos que era pulga e que ele poderia ser alérgico a pulga. Levamos à veterinária e começamos um tratamento. Melhorou bastante, as lesões foram sumindo, mas depois de três meses voltou.
 
Fomos à veterinária novamente e ela sugeriu que poderia ser alergia à ração. Mudamos pra ração hipoalergênica, melhorou e depois de algum tempo a coceira voltou. Testamos substituir todos os produtos de limpeza da casa por produtos mais suaves, depois testamos preparar toda a comida de sua alimentação para ter mais controle sobre o que ele ingeria. Sempre após cada tentativa houve melhora, mas nunca a cura. E assim, a conclusão tirada pela veterinária é que ele é atópico, ou seja, pode desenvolver alergias a coisas diversas. No caso do Johnny, ele tem alergia a alguns tipos de ração e a poeira. Então temos que cozinhar pra ele e manter longe desse pó chato, mas sempre presente em todo lugar.
 
 

Como tratar a atopia

 
johnny beagleMesmo cozinhando e limpando bem a poeira da casa, ainda é difícil de evitar que ele coma outras coisas e que entre em contato com poeira, pois passeamos com ele duas vezes por dia e também aos fins de semana. Então é preciso dar a ele um remédio forte, o corticóide. Os corticóides possuem inúmeros efeitos colaterais para os cães, dentre eles maior vulnerabilidade a infecções, aumento de peso, dificuldade respiratória e diminuição do cálcio no intestino. E desde então, o Johnny engordou muito, ele pesa 23kg mas deveria pesa 17kg, então ele vive de dieta e os passeios diários são primordiais para a saúde dele.
 
Descobrindo que o Johnny é um cachorro atópico, ficamos sempre atentos com a saúde do nosso baby, pois é importante não deixar que pequenas coceiras virem lesões maiores. Muitas vezes, ele usa o “abajur” na cabeça para evitar coçar e cortar a pele. E as visitas à veterinária são mais frequentes. Já pesquisei todo tipo de tratamento e consultei veterinários diferentes. Descobri que existem opções de seguro pet, por exemplo, que podem ajudar e dar muitas informações e assistência a quem tem um cãozinho com algum problema crônico como o Johnny.
 
 

Apesar de tudo, final feliz

 
Atualmente somos muito felizes. O Johnny é um cãozinho gordinho, mas muito simpático. A doença está sob controle, de vez em quando ele tem uma coceira que leva a uma lesão, mas já aprendemos a lidar. Ele é saudável e alegre. O maior problema agora é que de tão gordinho ele ficou preguiçoso, e por tanto cuidado ficou mimado. Só quer saber de dormir na cama com a gente e ocupa todo o espaço, deixando-nos espremidos, mas é muito amor.
 
johnny beagle
 
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS