Por que os cachorros comem grama | Tudo Sobre Cachorros

Por que os cachorros comem grama

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 02/02/2015

É bastante comum cães comerem grama, e há diversas explicações para este tipo de comportamento. Primeiramente, canídeos selvagens (lobos e raposas, por exemplo) comem qualquer tipo de animal que consigam pegar. Uma vez que comem muitos herbívoros (animais que comem plantas), eles acabam comendo muita grama e plantas que ficam nos intestinos destes animais. Além disso, sabe-se que eles comem algumas frutas silvestres e vegetais. Por conta disso, cães comem grama porque, na verdade, faz parte de sua dieta natural.
 
Muitas vezes, cães vomitam logo após comer grama. Eles comem para conseguir vomitar? Ou eles vomitam por terem comido a grama? É um mistério, mas aparentemente cães costumam comer grama quando há algo errado com seu estômago.
 
Outro motivo: eles gostam. Alguns cães parecem preferir certos tipos de grama ou vegetais pelos quais eles vão procurar e então comer.
 
 

Por que os cachorros comem grama

 
1. Fome
Os cães consideram a grama um alimento e podem comer grama principalmente quando estão com fome. Como falamos acima, os cães primitivos estavam acostumados a comer grama pois eles comiam animais herbívoros e acabavam comendo a grama/vegetal que estava no estômago desses animais.
 
2. Dieta deficitária
O cão pode estar sentindo falta de algum nutriente e pode tentar compensar isso ingerindo outros tipos de comida. A dieta pode estar desequilibrada, faltando por exemplo vitaminas e minerais. Ingerir grama faz com que o corpo produza vitaminas A, E e K. Tenha certeza que seu cão se alimenta bem, se você dá alimentação natural, fale com o nutricionista. Se você dá ração, procure fornecer uma ração super premium.
 
porque cachorros comem grama
 
3. Gastrite crônica e dor de estômago
Há uma crença popular de que o cachorro come grama quando está com gastrite ou enjoado, para provocar o próprio vômito. Isso não é comprovado ainda. A clorofila presente nas plantas agem como um antibacteriano em feridas e podem combater infecções na gengiva, garganta etc.
 
4. Ansiedade
Comer grama pode ser um sinal de estresse e ansiedade. Ele pode estar comendo grama por puro tédio. Outros sinais de tédio e ansiedade são: latir muito, auto-mutilação, roer móveis, etc. Você pode melhorar isso se der mais atenção ao seu cão e passear mais com ele pra que ele gaste energia.
 
5. Instinto de caça
Existem estudos que falam que o cachorro come grama para sentir a presença da presa naquela região, como se ele pudesse se preparar para um ataque. É totalmente instintivo.
 
 
Você não precisa se preocupar tanto quando seu cachorro come grama, porém, como citamos acima, isso pode ser um sinal de outros problemas. Confira se está tudo certo com seu cachorro e se mesmo assim ele continuar comendo grama, não é um motivo pra grandes preocupações, a não ser, claro, que alguém tenha colocado veneno pra ratos no jardim. Muitos condomínios costumam fazer isso, portanto, muito cuidado.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.