Dicas para entreter seu cachorro dentro de casa

Maneiras de entreter seu cão dentro de casa

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 08/04/2016

Cães precisam de exercício, independentemente do tempo. No frio ou chuva, eles ainda precisam de estímulos mentais e físicos. Sempre há aqueles dias em que o tempo está muito quente ou muito frio para exercitar seu cão como você gostaria. Nesses dias, é útil ter à mão uma variedade de ideias do que oferecer ao seu cão para aliviar o tédio no conforto de sua própria casa. Veja algumas dicas que podem ajudar, ideais também para cães filhotes que tem muita energia e ainda não podem passear na rua.
 
kong - brincadeiras em casa1. Brinquedos que liberam petiscos aos poucos
Brinquedos de distribuição de alimentos são perfeitos para quebrar o tédio. Os Kongs de borracha são brinquedos clássicos e podem ser recheados com uma grande variedade de guloseimas, e nos últimos anos o mercado desses brinquedos se expandiu e há muitos brinquedos disponíveis. Por exemplo, o “Jump’n Jack”, que tem um formato perfeito para a troca de dentição dos filhotes e você pode recheá-lo com petiscos. Disponível nos tamanhos: pequeno e médio. Há outras marcas tão boas quanto os Kongs, como o Kibble Nibble – Premier (libera a ração aos pouquinhos), o Twist’n Treat e o Squirrel Dude, que cumprem a mesma função. Também há no mercado uma linha fantástica (mas cara) da Nina Otosson de quebra-cabeças para cães que apresentam uma série de níveis de dificuldade.
 
2. Caça-ração
Se você colocar ração em uma tigela de comida, as chances são de que a tigela estará vazia em 15 segundos e o cão olha para você como se dissesse, “é só isso?” Você pode colocar a comida pra trabalhar pra você fazendo seu cão caça-la com o faro. Ao invés de despejar a comida na tigela, esconda pequenas partes pela casa e depois faça seu cão “caçar a ração”. No começo, deixe a comida fácil de achar. Quando seu cão ficar melhor no jogo, esconda a comida em lugares mais difíceis.
 
3. Jogar e pegar
Esse é o clássico dos jogos para cães e não exige muito espaço. Os corredores costumam ser ótimos para brincadeiras de pegar, e pode ser jogado em qualquer lugar. Tenha em mente que o piso escorregadio pode prejudicar a pisada e a coluna do seu cão, por isso se seu cão escorregar com facilidade no chão, é bom adquirir passadeiras (tapetes) para que ele corra melhor e com mais segurança.
 
4. Adestramento
O adestramento oferece um ótimo exercício mental para um cachorro e uma boa sessão pode cansar um cão mais do que caminhada, que toma duas vezes mais tempo. A prática em uma série de sessões curtas ajuda a cansar o cérebro do seu cão e alivia o stress e o tédio. Ensinar novos comportamentos ao cão é ótimo para sua confiança e deixará vocês dois felizes!
 
5. Aprender jogos
O treinador britânico Kay Laurence tem um fantástico livro chamado “Aprendendo Jogos”. Este fantástico livro é cheio de idéias para manter seu cão mental e fisicamente estimulado melhorando o seu comportamento. Para mais ideias divertidas de Kay, visite seu canal no youtube.
 
Brincando em casa6. Tenha um amigo de brincadeiras!
Se seu cão tem um amiguinho preferido, combine de brincarem juntos em um dia de chuva. Antes que o amigo do seu cão chegue, guarde todos os objetos quebráveis e de valor. Como você sabe, brincadeira de cães pode virar uma bagunça!
 
7. Faça um passeio de socialização
Se não é possível fazer uma caminhada com seu cão, saia para fazer uma “visita divertida” no consultório do veterinário onde ele só vai pra dar um oi e ganhar algumas guloseimas e coçadas por ser um cão muito legal. Isso ainda traz o benefício adicional de ensiná-lo que ir ao veterinário pode ser muito divertido!
 
8. Brinque de esconde-esconde!
Esconde-esconde é um jeito ótimo de exercitar a mente e o corpo do seu cão e recuperar habilidades. Cada membro da família deve estocar bastante guloseimas. Os membros se revezam se escondendo pela casa, chamando o cão, e dando recompensas quando ele os encontra. Quando as recompensas acabarem, diga “acabou!”, que é o sinal para o próximo membro da família chamá-lo.
 
Agora que você tem muitas ideias, faça chuva ou faça sol, comece o treinamento! :)

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.