Dicas para uma boa convivência entre cachorros e crianças

Dicas para uma boa convivência entre cachorros e crianças

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 25/09/2014

Já mostramos quais são as melhores raças para crianças. Agora vamos dar dicas de como se comportar quando se tem cachorros e crianças no mesmo ambiente. Os pais precisam tomar certos cuidados para que essa convivência seja harmoniosa e feliz.
 
1. Tome cuidado se seu cachorro usa a boca para brincar, mover ou controlar a criança. Qualquer cachorro com mais de 5 meses de idade não deve usar a boca para brincar, e provavelmente ele não está brincando, mas na verdade tentando controlar ou dominar humanos com seus dentes, não importa o quão gentil ele pareça ser.
 
cachorro convivendo com crianças2. Tome cuidado se seu cão se intromete no meio entre você e a criança durante um abraço ou interações de afeto. Isso pode indicar ciúmes, agressão latente ou proteção em relação a você, o dono.
 
3. “Deixe os cães dormindo”, expressão equivalente a “não cutuque a onça com vara curta”, foi dita por alguém que realmente conhecia cachorros. Ensine e NUNCA permita que crianças, da casa ou visitantes, assustem, acordem ou abracem um cão adormecido. Além disso, os cães são, por natureza, mais rabugentos e difíceis à noite, e se o seu cão cair em sono pesado, leve-o para um local privado ou para a caixa de transporte, assim você evita o risco de uma criança assustá-lo ou acordá-lo.
 
4. Cuidado com qualquer rosnado, seja brincando ou não. Os cães rosnam apenas para nos alertar que vão morder. Muitas vezes os donos comentam que seus cães rosnam o tempo todo, e ficam chocados quando ele finalmente morde alguém, pois acreditavam que apesar do rosnado eles nunca morderiam. O rosnado não é uma vocalização que o cachorro faz para “falar”, embora alguns criadores de certas raças acreditem no mito que sua raça “fala”, geralmente Rottweilers. Cães não “falam” rosnando – eles rosnam para avisar que precisam de ajuda e para nos alertar que querem morder.
 
5. Cuidado com ações combinadas: seu cão pode ser legal quando abordado pela criança durante a mastigação, e ser legal quando abraçado enquanto descansava em seu sofá. Mas seu cão pode rosnar ou mesmo morder quando abordado pela criança E abraçado ENQUANTO estava deitado no sofá mastigando. Ou seja: seu cão pode ser legal ao ganhar abraços da criança, e ser legal quando impedido pela coleira de perseguir a família ou um gato, mas ele pode rosnar, avançar ou morder ENQUANTO está sendo impedido ou frustrado.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.