Berne: o que é, como evitar e como tratar | Tudo Sobre Cachorros

Berne: o que é, como evitar e como tratar

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 24/06/2015

Bernes são larvas de moscas que se desenvolvem no tecido subcutâneo de animais, principalmente dos cães (ou seja, embaixo da pele). É mais comum em cães que vivem no campo ou em casas com quintal – veja aqui porque você não deve manter seu cão no quintal o tempo todo. A infestação da pele por bernes também é considerada uma miíase (proliferação de larvas de mosca em tecido vivo), mas ela é diferente da lesão de pele conhecida como “bicheira“.
 
A “bicheira” é quando várias larvas de mosca vão se desenvolvendo e se alimentando de tecido vivo, formando buracos sob a pele. O berne não, é apenas uma larva que se desenvolve no local e ela não se espalha pelo corpo, ou seja, fica o tempo todo no mesmo local por onde penetrou. Veja aqui tudo sobre a bicheira (miíase).
 
 

O que é Berne

 
Berne mosca cachorroA berne é causada pela mosca berneira (Dermatobia hominis) e sua expectativa de vida é de somente 1 dia. Quando precisa botar seus ovos, ela captura outro tipo de mosca, deposita seus ovos nela e essa mosca trata de completar o ciclo, quando pousa em um animal.
 
 

mosca berneira

Mosca berneira


 
 
 
A Berne é quando a larva penetra na pele do animal e se desenvolve ali dentro através de um orifício que é visível a olho nu.
 
 

Berne alojado sob a pele

 
berne cachorroQuando a mosca pousa no cão, as larvas caminham sobre o pêlo até atingir a pele do animal. Assim, conseguem criar uma perfuração e penetram no cão para que se desenvolvam.
 
A larva é capaz de aumentar 8 vezes de tamanho em apenas uma semana e continua crescendo sem parar por cerca de 40 dias.
 
O orifício criado pela larva para penetrar a pele do cachorro fica aberto, pois ele é utilizado pela larva pra respirar. Por isso é muito fácil reconhecer a Berne, trata-se de um caroço com um orifício e uma ponta esbranquiçada, que é a larva.
 
Quando a larva se movimenta dentro do buraco formado sob a pele, ela causa muita dor e incômodo no animal, pois seu corpo tem pequenos espinhos que incomodam muito o hospedeiro. Às vezes o cachorro tem várias bernes espalhadas pelo seu corpo, não importando a região.
 
Berne cachorro
 
 

Como remover Berne do cachorro

 
É fundamental que as larvas sejam extraídas do corpo do animal. Enquanto não são retiradas, o cão fica coçando e tentando retirá-las com mordidas. As larvas precisam ser retiradas inteiras, pois se forem quebradas, ainda haverá larvas na pele do animal e assim fica mais difícil sua remoção completa.
 
Se a larva não for retirada e morrer antes de completar o ciclo, o orifício pelo qual o Berne respira vai se fechar. Pode ser ou não absorvido pelo organismo. Caso não seja, o veterinário vai precisar extrair no consultório.
 
Caso uma pessoa leiga tente retirar o Berne e quebre-o, a larva morre. A melhor pessoa pra tirar o Berne do corpo do seu cachorro é o veterinário, pois ele sabe a forma correta de fazer isso para que seu animal não sinta mais dor e fique curado.
 
Pode ser necessário usar sedativos pro animal não sentir dor no momento da extração da larva.
 
berne
 

Como evitar Berne

 
Para evitar que seu animal tenha Berne, ele precisa viver em locais higienizados. Não deixe as fezes do animal no local, limpe sempre que seu cão defecar e urinar. Mantenha também o lixo sempre fechado. Faça tudo o que puder pra evitar que moscas vão ao local onde seu cachorro vive.
 
Algumas pipetas anti-pulgas também afastam moscas, assim como coleiras anti-pulgas também podem funcionar como repelente. Se seu cachorro já teve Berne e/ou você mora em uma região rural com grande presença de moscas, fale com seu veterinário de confiança sobre a prevenção.
 
 

Como tratar um ferimento com berne

 
Primeiro analise o ferimento, normalmente é fácil identificar as feridas causadas por bernes.
 
Berne cachorro
 
O mais indicado, sempre, é que você ao suspeitar que seu cão esteja com berne, leve-o imediatamente a um veterinário. Mas caso você não tenha condições financeiras de fazê-lo, dirija-se a um petshop, normalmente existem alguns sprays de cor prateada ou azul que resolvem o problema, ao passá-los normalmente em 2 ou 3 dias você já terá matado o berne, restando então a parte mais difícil e nojenta, você deverá apertar abaixo da ferida para retirar o parasita para fora do corpo de seu cachorro.
 
 
Saiba mais:
Babesiose
Erliquiose
Pulgas
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.