InícioSaúdeCuidadosComo acabar com as pulgas

Como acabar com as pulgas

As pulgas em cachorros e gatos podem gerar um desespero nos tutores de pets. Muitas vezes é difícil acabar com elas, mas nesse artigo vamos te explicar como fazer isso.
 
Esses pequenos insetos marrom-escuro gostam de temperaturas quentes e bastante umidade, por isso, em algumas regiões, eles são mais do que um simples “problema de verão”. Ou seja, quanto mais úmida e quente é a região, mais chance tem do seu cachorro pegar pulga.
 

Como o cachorro pega pulga?

Cães costumam pegar pulgas através do contato com outros animais ou com as pulgas do ambiente. As pernas traseiras fortes desse inseto o habilitam a pular de hospedeiro em hospedeiro ou do ambiente para o hospedeiro. (Pulgas não tem asas, por isso não podem voar!) A mordida da pulga causa coceira no hospedeiro, mas para um animal sensível ou alérgico a pulgas, essa coceira pode ser intensa e levar a perda de pelos, inflamações e infecções secundárias de pele. Alguns animais, hipersensíveis a saliva da pulga, terão coceiras por todo o corpo, mesmo que com apenas uma mordida ou uma única pulga. Se você notar o seu cachorro com falhas no pelo ou com vermelhidão em algum local, pode ser pulga, mesmo que você não consiga ver.
 

Como saber se o cachorro está com pulga?

pulgaGeralmente as pulgas podem ser vistas correndo pela superfície da pele. De cor cobre escuro e do tamanho da cabeça de um alfinete, pulgas não gostam de luz. Se procurá-las em regiões de mais pelo, na barriga e parte interna das coxas do animal, você terá mais chances de encontrá-las.
 
Procure por “sujeira de pulga”, também. A “sujeira de pulga” se parece com pequenas manchas escuras de pimenta espalhadas pela superfície da pele. Se encontrar sujeira de pulga, que na verdade são as fezes da pulga compostas de sangue digerido, pegue algumas do animal e coloque em uma toalha de papel molhada. Se após alguns minutos as pequenas manchas se espalharem como manchas de sangue, então isso é sujeira de pulga e seu cão está mesmo com pulgas!
 
 

Como as pulgas vivem e se reproduzem até chegar no seu cachorro?

Ciclo de vida da pulga
Para entender como e por que as opções de tratamento funcionam, devemos compreender o ciclo de vida das pulgas, pois diferentes tratamentos modernos e os produtos preventivos funcionam em fases diferentes desse ciclo. Há muitos estágios em seu ciclo de vida: ovo, larva ou lagarta, pupa ou casulo e adulto. O período de tempo necessário para completar esse ciclo varia de acordo com as condições ambientais, como temperatura, umidade e a disponibilidade de um hospedeiro nutritivo.
 
O hospedeiro da pulga é um animal de sangue quente, como cães e gatos (ou mesmo humanos!). Porém, os vários estágios das pulgas são muito resistentes a temperaturas frias. A fêmea adulta vive tipicamente por muitas semanas em um animal. Durante esse período de tempo, ela suga o sangue do animal duas ou três vezes e libera de vinte a trinta ovos todos os dias. Ela pode liberar centenas de ovos durante seu tempo de vida. Esses ovos caem do cachorro no quintal, tapete, e onde mais o cachorro passe seu tempo. Por isso se você notar que seu cachorro está com pulga, deve também eliminar as pulgas do ambiente.
 
Esses ovos se desenvolvem no mesmo lugar onde foram deixados. Tendo cerca de 1/12 do tamanho de um adulto, eles também podem se desenvolver em pequenas fissuras no piso e entre as fendas dos carpetes. O ovo depois evolui para larva. Essas pequenas larvas tipo minhocas, vivem entre as fibras do tapete, em fissuras do solo e no ambiente exterior. Elas se alimentam de matéria orgânica, escamas de pele e mesmo das fezes ricas em sangue das pulgas adultas.
 



 
As larvas crescem, se transformam mais duas vezes, e depois formam um casulo e uma pupa, onde ficam aguardando a hora certa para eclodir em um adulto. Essas pupas são muito resistentes e são protegidas pelo casulo. Elas podem sobreviver por um longo tempo, até que encontrem as devidas condições ambientais e um hospedeiro disponível. Depois elas emergem de seus casulos quando detectam calor, vibrações e exalação de dióxido de carbono, o que indica a presença de um hospedeiro. A pulga adulta recém-surgida pode pular para o hospedeiro mais próximo imediatamente.
 
Sob condições ideais, a pulga completa seu ciclo de vida em 14 dias. Agora imagine as dezenas de milhares de pulgas que podem surgir sob condições favoráveis.
 
Conhecer seu ciclo de vida permite compreender por que é importante cuidar, tanto do animal, como dos ambientes interno e externo para controlar o número de pulgas. Passar um pouco de talco no animal não adianta. Apenas limpar a casa também não adianta e nem mesmo colocar uma coleira anti-pulgas no seu cão.
 

Sabonete Phebo para pulgas

Há uma lenda na internet sobre o sabonete Phebo eliminar as pulgas do cachorro. Conversamos com uma dermatologista veterinária sobre o assunto e explicamos tudo no vídeo abaixo:
 

Remédios contra pulgas

Há uma grande variedade de produtos contra pulgas hoje em dia, mas os produtos mais novos estão finalmente vencendo a frustração do controle de pulgas, com marcas populares e altamente eficientes. Em alguns casos é possível combater as pulgas tratando apenas o animal. Alguns desses produtos não combatem as pulgas adultas, mas impedem a incubação dos ovos, interrompendo o ciclo de vida da pulga. Sem reprodução, a população de pulgas se dissipa, desde que o animal não entre em contato com novas pulgas continuamente.
 
É importante ressaltar que não adianta você dar remédio de pulgas uma vez, é preciso seguir as recomendações do fabricante. Se na bula diz que a proteção é de 30 dias, você precisa dar o remédio de novo a cada 30 dias pra manter seu cão livre das pulgas sempre.
 
Existem vários tipos de antipulgas no mercado e vamos te ajudar a decidir o melhor para o seu cachorro:
 

Antipulgas em comprimido

Tem sabor agradável e agem no organismo de dentro pra fora. Existem alguns que protegem durante 1 mês e outros que protegem até 12 semanas. A maioria dos cachorros aceita muito bem esses comprimidos palatáveis (normalmente sabor de carne). Para ter sucesso no tratamento o cachorro deve engolir o comprimido por inteiro e você deve escolher de acordo com o peso e o porte do seu cão.
 

Antipulgas Bravecto

antipulgas-bravecto– Elimina pulgas e carrapatos
– Protege seu cachorro por 12 semanas
– Eliminação de pulgas e carrapatos em 8 horas e 12 horas, respectivamente;
– Não sai nos banhos
– Indicado para cães a partir de 08 semanas de idade e 2kg de peso;
– Único com segurança comprovada para reprodutores, cadelas gestantes e lactantes;
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Nexgard

antipulgas-nexgard– Proteção mensal contra pulgas e carrapatos;
– Comprimido palatável;
– Pode ser administrado com ou sem alimentos;
– Disponível em embalagens com um ou três tabletes;
– Indicado para todos os cães a partir de 8 semanas de idade.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Nexgard Spectra

antipulgas-nexgard-spectra– Proteção mensal contra pulgas, carrapatos, sarna e vermes;
– Ação interna e externa em uma única dose;
– Disponível em embalagem com um tablete;
– Pode ser administrado com ou sem alimentos;
– Indicado para todos os cães a partir de 8 semanas de idade.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Simparic

antipulgas-simparic– Mata as pulgas antes que produzam ovos
– Extermina pulgas e carrapatos
– Controle de dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP) ;
– Faz efeito em 3 horas, mantendo-se por até 35 dias;
– Combate também três tipos de sarnas: Sarcópticas, Demodécica e Otodécica;
– Indicada para cães a partir de 8 semanas de idade e com acima de 1,3 Kg;
– Pode ser utilizado em cachorros de portes e raças diferentes;
– É eficaz contra 11 espécies de carrapatos
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Credeli

antipulgas-credeli– Ação contra pulgas e carrapatos;
– Controla as infestações por até 30 dias;
– Comprimido mastigável, pequeno e palatável;
– Indicado para filhotes a partir de 8 semanas de idade;
– Em novas reproduções as pulgas são eliminadas em até 4 horas e carrapatos em até 8 horas.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
(Consulte sempre o Médico Veterinário de sua confiança para o uso apropriado deste produto. Leia a bula ou informações descritas na embalagem.)
 


Pipetas antipulgas

As pipetas são aplicadas no dorso do cachorro e são bastante indicadas para cães que não ingerem comprimidos ou para cães com alguma sensibilidade aos tabletes mastigáveis.
 
Em geral as aplicações são de 4 em 4 semanas, portanto não esqueça de reaplicar a pipeta no período indicado pelo fabricante, isso é fundamental pra manter seu cachorro livre de pulgas sempre.
 

Antipulgas Revolution

antipulgas-revolution– Quebra o ciclo das pulgas na primeira aplicação;
– Inibe o desenvolvimento das larvas de pulgas do ambiente devido a sua ação residual;
– Eficaz no tratamento, prevenção e controle contra pulgas;
– Auxilia o controle de carrapatos;
– Trata e controla sarna de ouvidos e sarcóptica, vermes intestinais e piolhos sugadores e mordedores;
– Auxilia a desinfestação do ambiente;
– Possibilita que o animal se molhe ou tome banho após duas horas da aplicação;
– Previne a dirofilariose (verme do coração);
– Pode ser usada em fêmeas gestantes e lactantes;
– Pode ser usado como tratamento para animais com DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas).
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Advocate

antipulgas-advocate– Prevenção contra pulgas;
– Não combate carrapatos;
– Auxilia a desinfestação do ambiente;
– Ação imediata sem precisar picar o animal;
– Eficaz no tratamento contra pulgas por 4 semanas;
– Pode ser aplicado logo após o banho e tosa, com o pelo seco;
– Trata e previne os principais vermes intestinais redondos de cães e gatos;
– A partir de 7 semanas de vida do cão;
– Indicado para o tratamento para o tratamento de sarnas: sarcóptica, demodécica e otodécica.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Advantage Max3

antipulgas-advantage-max3– Elimina pulgas, Carrapatos, Piolhos e mosquitos;
– Ação imediata sem precisar picar o animal;
– Para cães a partir de 7 semanas de vida;
– Contribui na desinfestação do ambiente;
– Pode ser aplicado logo após o banho e tosa, com o pelo seco;
– Permitido para fêmeas gestantes e em amamentação;
– Pode ser usado como tratamento a DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas);
– Extermina pulgas reinfestantes durante quatro semanas, devido a seu efeito residual.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Antipulgas Effipro

antipulgas-effipro– Ação eficaz contra pulgas e carrapatos;
– Evita infestações;
– Fácil aplicação;
– Protege e previne;
– Indicado para filhotes acima de 8 semanas;
– Auxilia no combate a dermatite alérgica por picada de pulgas (DAPP).
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 

Coleiras antipulgas

As coleiras antipulgas também são muito usadas e algumas tem a vantagem de também ser repelente de mosquitos, o que ajuda na prevenção da Leishmaniose, uma doença muito grave que acomete os cães. Se você mora em uma área endêmica, considere dar a vacina da Leishmaniose e colocar a coleira no seu cão.
 
Atente-se sempre à VALIDADE da coleira, cada fabricante orienta sobre essa questão. Uma vez passada a validade elas perdem sua eficácia, portanto se você quer proteger de fato seu cachorro, não esqueça de trocar a coleira no período indicado.
 
São duas as principais coleiras antipulgas hoje no mercado, vamos conhecer mais sobre elas:
 

Coleira Seresto

coleira-seresto– Elimina pulgas, carrapatos e piolhos;
– Baixas doses liberadas continuamente;
– Segurança para os animais e para a família;
– Oferece proteção contínua por até 8 meses;
– Pode ser usada em filhotes de cães a partir de 7 semanas;
– Atinge acima de 99,8% de eficácia na eliminação das pulgas em 24 horas;
– Atinge acima de 97% de eficácia na eliminação de carrapatos em 48 horas;
– Coleira ajustável com trava de segurança, sem cheiro e resistente à água.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 
 

Coleira Leevre

coleira-seresto– Age contra pulgas e carrapatos;
– Protege seu pet do mosquito transmissor da Leishmaniose;
– Não agride o pelo ou a saúde do seu pet;
– Depois de aberta a coleira atua com muita eficácia matando e repelindo o mosquito-palha durante seis meses;
– Possui ação carrapaticida média de 97% por até seis meses e ação contra pulgas média de 90% por até nove meses.
– Não utilizar em gatos.
 
Clique aqui para ver o preço e comprar
(Use o cupom LOJATSC pra ter 15% de desconto)
 

Como eliminar as pulgas do ambiente

pulgas em cachorrosJunto a qualquer tratamento de combate às pulgas é necessário tratar os animais da casa para obter pleno sucesso. Além disso, você precisará cuidar do ambiente interno e externo. Ao cuidar do ambiente interno, é importante lavar as roupas de cama com água quente e sabão, especialmente se os cães passam tempo em sua cama. Todos os tapetes devem ser aspirados e o saco do aspirador jogado fora. A limpeza a vapor também pode matar algumas larvas. Lembre-se de que, apesar de lavar os tapetes, ainda haverá boa porcentagem de pulgas vivas, por isso algum tratamento químico pode ser necessário. Lave bichos de pelúcia e brinquedos do seu cachorro, além de mantas e caminhas.
 
A casa toda está agora pronta para o tratamento. Os produtos mais eficientes são os que contêm ingredientes para matar pulgas adultas e pulgas em outros estágios do ciclo. Este último é chamado de regulador de crescimento de insetos.
 
Existem alguns produtos no mercado que prometem eliminar pulgas do ambiente, como por exemplo esse produto aqui. Mas se sua casa estiver infestada, talvez possa ser o caso de chamar uma dedetizadora profissional.
 
E lembre-se de manter o antipulgas em dia para não correr o risco do ciclo se repetir.
 
Não deixe de consultar seu veterinário para saber quais métodos e produtos são melhores para você e seus animais. Seu veterinário será sua melhor fonte de informação sobre pulgas.
 
Muitos cães que vivem sob péssimas condições, além de pulgas apresentam carrapatos. Saiba mais sobre a babesiose e a erliquiose.

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS