Como proteger seu cão do calor intenso do verão

Cuidados no calor intenso

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 20/02/2013

Atenção aos horários
Mesmo que seu cachorro adore ficar lá fora, deixe as brincadeiras mais agitadas para depois do pôr-do-sol. Isso reduz o risco de insolação, especialmente para cães que estejam acima do peso. Se você mora em uma região muito quente, procure passear com seu cão antes das 9:00 e depois das 18:00. Lembre-se que seu cão está mais próximo do chão que você, por isso ele acaba sentindo muito mais calor, recebendo todo o aquecimento que vem do chão/asfalto.

Mantenha o essencial por perto
Jogando frisbee no parque ou descansando no quintal, você deve ter muita água disponível para seus cães. “Tigelas de água dobráveis são fáceis de colocar em mochilas para passeios de carro.”

Também tem um truque para manter os cães hidratados enquanto estiver fora: ponha a tigela de água no freezer durante a noite. Eles terão água fresca enquanto o gelo derrete.

Cachorro calor

Passeios no fim da tarde são ideais para os dias de verão.

Você também encher seu brinquedo favorito com ração umedecida e congelar depois. Os cães vão ficar felizes em lamber as guloseimas enquanto descongelam.

Observe os sinais de superexposição
Cães ofegam pra se refrescar. Se você notar que ele está muito ofegante, leve seu cão para um local fresco e ofereça muita água. Em casos extremos, os animais podem ter febres altas, taquicardias ou mesmo vômitos – esses são sinais de insolação e requer ir com urgência ao veterinário. No caminho você aplique toalhas embebidas com água fria nas áreas sem pelos do corpo do seu cão.

Proteja os cães de focinhos curtos
Alguns cães sofrem riscos de doenças relacionadas ao calor. Qualquer cão de focinho achatadoboxer, buldogue inglês, buldogue francês, pug, boston terrier etc — tem o que chamamos de síndrome braquicefálica. Em função dos narizes curtos, eles têm menor área de superfície e traqueias menores do que o normal. Alguns cães braquicefálicos chegam a falecer se expostos ao calor intenso.

Isso os impede de refrescarem a si mesmos efetivamente em um dia quente, e é por isso que eles estão na lista de exclusão aérea de algumas companhias, como a Gol, por exemplo, que não transporta nenhuma raça braquicefálica. Mas os cães de focinho curto não são os únicos que correm riscos em dias quentes. Os cachorros sofrem mais com o calor do que as pessoas porque não transpiram por meio da pele, mas sim através da salivação e das almofadas das patas.

Não seja daltônico
Animais de pelagem escura tendem a absorver ainda mais os raios do sol. Pelagem branca requer proteção solar adicional. Cães e gatos brancos podem ter câncer de pele, especialmente na ponta do nariz e nas orelhas, devido a exposição ao sol. Alguns cães adoram deitar de costas ao sol e desenvolvem câncer na barriga.

Se seu cão tem pelo branco, procure usar protetor solar próprio para cães. Ela observa que os antigos bloqueadores solares com óxido de zinco não servem para os cães, pois podem danificar as células do sangue. Em vez disso, opte por versões com dióxido de titânio. Algumas pinceladas no nariz, orelhas e outras áreas expostas já são suficientes antes ir brincar ao sol.

Faz calor sob os pelos
Se seu cão tem uma pelagem pesada, pense na possibilidade de fazer uma tosa no verão para ajudá-lo a enfrentar o calor. Além disso, muito cuidado ao deixar animais de estimação no carro no calor. Mesmo cães de pelo curto podem superaquecer rapidamente em um carro. Durante viagens longas, considere investir em telas na janela, que oferecem ventilação e evitam que os filhotes ponham a cabeça para fora da janela. Faça paradas para o xixi e para dar água fresca ao cão.

Pense em brincadeira dentro de casa
Ninguém quer ficar preso em casa, mas há muitas atividades que podem ser feitas para queimar calorias e manter os cães ativos. Por exemplo, esteiras para animais.

Veja mais:
Leve seu cão para nadar com segurança
Cães braquicefálicos

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.