Tudo sobre a raça Doberman | Tudo Sobre Cachorros

Doberman

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

O Doberman é uma das raças mais inteligentes e um excelente cão de guarda.
 
Família: mastiff
Grupo do AKC: Trabalhadores
Área de origem: Alemanha
Função Original: cão de guarda
Tamanho médio do macho: Alt: 66-71 cm, Peso: 29-40 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 60-66 cm, Peso: 29-40 kg
Outros nomes: Dobermann Pinscher, Doberman
Posição no ranking de inteligência: 5ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça Doberman

 
Anúncio canilPoucas pessoas tiveram um impacto tão grande no mundo canino quanto Louis Dobermann, de Thuringen, Alemanha. Dobermann era um cobrador de impostos que precisava de um cão de guarda atento para acompanhá-lo em suas rondas de porta em porta. No fim do século de 1800, ele começou a criar um cão de guarda alerta e simples, provavelmente cruzando o velho Pastor Alemão e o Pinscher Alemão, e cruzamentos posteriores com o Manchester terrier preto e castanho, Greyhound e Weimaraner. Ele logo conseguiu o protótipo da raça que agora levaria seu nome. Os primeiros Dobermanns ainda tinham ossos pesados e cabeça arredondada. Novas produções foram selecionando um cão com a aparência da raça. A criação da raça aconteceu em um tempo impressionante. Em 1899 já estava formado o primeiro clube. A raça continuou a receber elogios, e o primeiro Dobermann chegou à América em 1908. A raça logo se agradou a Europa e a América como cão policial e cão de guarda, e mais tarde como cão de guerra. Seu talento nessas áreas trouxe ao Dobermann muitos admiradores, e ele logo se tornou um importante protetor da família. Sua silhueta bem desenhada e seu estado de alerta destemido colocaram o Dobermann no topo como um cão de exposição. Com o aumento de sua fama, muitas famílias começaram a gostar da raça como animal de estimação, e o Dobermann acabou se tornando a segunda raça mais popular da América em 1977. Na mesma época, surgiu um novo desafio para a raça: o surgimento do Doberman Branco albino. No esforço de reduzir o risco de reprodução desses cães, o Dobermann Pinscher Club of America convenceu o AKC a marcar os números de registro dos cachorros que carregavam o gene albino com a letra Z.
 
 

Temperamento do Doberman

 
dobermannO Dobermann é um cão de guarda inteligente e capaz, sempre alerta e pronto para proteger sua família e sua casa. Ele é um companheiro leal e aventureiro. Gosta de desafios mentais é uma dádiva de obediência como aluno. É sensível e muito receptivo aos desejos da família, embora alguns possam ser dominadores. Geralmente é desconfiado com estranhos.
 
 

Como cuidar de um Doberman

 
Esse é um cachorro ativo que precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias, ou pode se tornar frustrado e destrutivo. Sua necessidade de exercícios se satisfaz com longas corridas ou passeios de coleira, ou uma corrida mais intensa dentro de uma área segura. O Doberman é um companheiro melhor e um cão de guarda mais eficiente se puder compartilhar o lar de sua família. Os cuidados com o pelo são mínimos.
 
 

Saúde

 
Principais Preocupações: CVI (Síndrome de Wobbler), cardiomiopatia
Preocupações Menores: vWD, demodicose, osteossarcoma, narcolepsia, torção gástrica,displasia de quadril
Vistos Ocasionalmente: albinismo
Exames Sugeridos: DNA para vWD, cardíacos, (quadril)
Expectativa de vida: 10-12 anos
Observações: O Dobermann Azul normalmente apresenta alopecia; o Dobermann Branco sofre de vários problemas sérios de saúde.
 
 

Cães semelhantes ao Doberman

 
Bernese Mountain Dog
Boxer
Bullmastiff
Mastiff
Terra-nova
Rottweiler
São Bernardo
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.