30 dicas pra quem tem um novo cachorro

30 dicas pra quem tem um novo cachorro

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 29/08/2016

Quem é “dono de primeira viagem” costuma ter muitas dúvidas quando adquire o primeiro cachorro, seja um cão comprado ou adotado. Vamos dar algumas dicas para quem acaba de embarcar nessa aventura que é ter um cão.
 
1. Se planeja trazer um cão para casa em breve, reúna a família para montar um planejamento, escolher comandos, e discutir quem fará cada tarefa. O cão precisa de um líder.
 
2. Uma visita ao veterinário deve ser agendada logo depois de adquirir um filhote ou cão. Certifique-se de levar todo o histórico médico com você assim como uma amostra de fezes recentes. Veja as vacinas necessárias para seu cão.
 
Novo cachorro3. Ao escolher o nome de seu amigo, evite confusões escolhendo nomes que não se pareçam com outros comandos como “não”, “sim”, “senta”. Veja como escolher um nome pro seu cachorro.
 
4. Mudanças súbitas na dieta podem causas problemas digestivos. Descubra o que o abrigo/canil estava oferecendo a ele e apresente novos alimentos gradualmente ao longo de vários dias. Se for mudar a ração, fique 1 semana dando 1/3 da ração nova com 2/3 da ração antiga. Na semana seguinte, dê 1/2 de cada. E na terceira semana dê 1/3 da antiga com 2/3 da nova. Se notar que as fezes continuam firmes e saudáveis, na quarta semana retire a ração antiga e fique somente com a nova. Veja a quantidade ideal de ração para o cão e a diferença entre os tipos de ração.
 
5. Tosse de canil é causada por vírus e bactérias. A tosse pode persistir por até 6 semanas. O tratamento pode ser necessário ou não, dependendo da gravidade.
 
6. Dois cães podem ser o dobro da diversão, mas é importante que cada um tenha uma relação individual com você e a capacidade de ficar sozinho às vezes.
 
7. “O cão mais legal do mundo é um companheiro que só falta falar. Seja alegre ou sério; ele irá consolá-lo nos seus momentos mais tristes.” – Ludwig Bemelmans
 
Recebendo um novo cachorro8. A domesticação é conseguida empregando os três Cs: consistência nos horários de alimentação e passeios; confinamento, às vezes, em área isolada para conseguir controle da bexiga e intestino; e cuidados com higiene, com um neutralizador de odores quando acidentes acontecem. Veja como remover o xixi e o cheiro de urina do ambiente.
 
9. Use uma dieta apropriada para a idade. Filhotes precisam de proteínas e calorias extras encontradas em fórmulas de crescimento. Cães mais velhos precisam de menos, a fim de manter sua figura jovem.
 
10. Castrar a fêmea não apenas evita gravidez indesejada, gravidez psicológica como também a protege de tumores mamários e infecções urinárias. A castração do macho protege de câncer testicular e problemas na próstata. Esses procedimentos podem ser feitos com segurança em animais jovens, de seis meses de idade.
 
11. A maioria das ações que os donos definem como mau comportamento são, na verdade, comportamentos normais feitos na hora errada e no lugar errado. Entenda mais sobre a psicologia canina.
 
12. Ao inscrever seu jovem cão em aulas para filhotes entre 11-19 semanas de idade, ele ou ela darão um salto em socialização e comportamento apropriados. Procure um na sua cidade.
 
13. Saiba como fazer seu cão gostar de você.
 
14. Nunca é demais criar identificação para seu cão! O microchip é uma ótima forma de identificação permanente. Sempre mantenha o registro atualizado quando você se mudar de casa ou de trabalho, ou trocar o número de telefone. Coloque também uma plaquinha de identificação nele.
 
Novo cão em casa15. Embora a maioria das pessoas pense em cães como grandes comedores de carne, eles são na realidade onívoros – o que significa que comem plantas e tecido animal. Diferente dos gatos, os cães podem se desenvolver com uma dieta vegetariana bem balanceada.
 
16. O peróxido de hidrogênio é um item muito útil para manter em seu armário de remédios. Além de ser um anti-séptico, ele pode ser usado para induzir o vômito se o seu veterinário ou centro de controle de venenos aconselhar a fazer isso, caso seu cão tenha ingerido uma substância tóxica.
 
17. Brincar de “esconder a ração” é uma boa forma de exercitar seu cão em um dia chuvoso. Esconda um punhado de ração em vários pontos diferentes da casa e depois mande seu cachorro encontrá-los.
 
18. Os cães adolescentes testam limites e parecem possuir energia ilimitada – não muito diferente de seus colegas humanos. Exercícios aeróbicos, muitas brincadeiras com desafios mentais e um manejamento cuidadoso irão ajudar vocês dois a atravessar esse estágio difícil do desenvolvimento. Conheça as fases da vida de um cão.
 
19. Faça passeios longos em uma mata ou floresta. Seu cão será bem vindo, mas deve usar coleira em áreas de recreação. Lembre-se sempre de recolher a sujeira e na volta do passeio verifique carrapatos.
 
20. Para afastar o tédio, todo cão precisa de muitos brinquedos para mascar, puxar, agitar e matar, jogar, levar, esconder, enterrar e até para dormir com ele. Alterne os brinquedos para mantê-lo interessado. Não deixe tudo disponível.
 
21. Cães são excelentes terapeutas. Se seu cão sempre responde a comandos básicos, gosta de situações novas e se anima com estranhos, a terapia assistida por animais pode ser uma ótima forma de fazer trabalho voluntário enquanto passa seu tempo com ele.
 
22. Nos últimos anos os cuidados de saúde canina passaram a ser holísticos. Veterinários quiropráticos e acupunturistas têm sido consultados para aliviar a dor ao lado das práticas tradicionais.
 
23. Mantenha a mente do seu cão afiada e seu corpo tonificado envolvendo-o em esportes caninos, como agilidade, corrida, pastoreio ou desafios aquáticos. Campos e parques para cães são os melhores lugares para testar uma variedade dessas atividades. Cuidado com cães braquicefálicos, que não toleram uma grande quantidade de exercícios.
 
Cachorro correndo na grama
 
24. Por mais tentador que seja, nunca dê chocolate para ele. Mesmo pequenas quantidades podem ser tóxicas, causando aceleração cardíaca, colapso e, em alguns casos, morte. Outros alimentos são tóxicos para cães também..
 
25. Se você pratica caça, arranje um colete refletor laranja para ele usar durante as caçadas. Não permita que seu cão se torne mais uma vítima da caça.
 
26. Vesti-lo ou não vesti-lo, eis a questão. Se você gosta de vestir seu cachorro (e se ele também gosta) certifique-se de que as roupas não atrapalhem sua visão ou movimento. Pegue alguns dias para que acostumá-lo as roupas antes de sair mostrando para amigos e parentes.
 
27. A virada do ano pode ser assustador para os cães. Veja o que fazer para manter a calma do seu cachorro durante os fogos de artifício.
 
28. Aprenda algumas curiosidades sobre os cães.
 
29. Alguns mitos sobre cachorros que as pessoas costumam pensar.
 
E por último, leia todo o nosso site e aprenda tudo sobre cães! :)
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.