Beleza X Saúde

Beleza x Saúde

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 13/05/2015

Aprenda a identificar e respeitar a personalidade do seu pet para não submetê-lo a situações de estresse.
 
Não é coisa de ficção: o mercado pet avança a passos largos no país e, principalmente nos grandes centros, já não é incomum encontrarmos animais de estimação que ostentam verdadeiras joias no lugar das tradicionais coleiras, guias e lacinhos; assim como acontece com a cachorrinha de dona Leonor (Nicette Bruno) em Salve Jorge. A maltês, chamada de “Emilly” na trama, desfruta das mais variadas regalias e carrega no alto da cabeça, como se fosse a coroa de uma princesa, uma esmeralda de enorme valor.
 

A maltês “Emilly” da novela Salve Jorge, com a atriz Nicette Bruno

São sapatinhos, fantasias, roupinhas de grife, joias, esmaltes, tinturas especiais para os pelos, perfumes e mais algumas dezenas de produtos desenvolvidos especialmente para os animais de estimação, que têm alavancado a área de estética animal nos pet shops. O Brasil já é o segundo mercado consumidor de produtos e serviços pet no mundo, o que vem incentivando cada vez mais a abertura de novas lojas no ramo, que acendem uma dúvida: existem profissionais capacitados em todas elas para desempenhar procedimentos estéticos em animais de estimação?
 
Uma coisa é fato: ninguém resiste ao encanto de um animalzinho todo enfeitado, mas de acordo com a médica veterinária do Mascote Pet Shop, Drª Ana Flávia Ferreira, muitos aspectos devem ser levados em consideração pelo proprietário do animal, antes de submeter o pet a procedimentos estéticos. “O primeiro passo é escolher um estabelecimento que lhe desperte confiança, que conte com profissionais capacitados para os serviços de banho e tosa, e onde ele possa presenciar a forma como os animais são tratados pela equipe”, indica.
 
Ainda de acordo com a profissional, é preciso identificar e respeitar a personalidade dos animais, para não submetê-los a situações estressantes. “A maioria dos cães, por exemplo, reagem bem aos procedimentos de banho e tosa; mas nem todos se sentem à vontade com roupinhas e acessórios, como laços e gravatas, e até com penteados mais elaborados. Nestes casos, nossa orientação é que a personalidade do pet seja respeitada, para evitar danos emocionais, pois se ele não reagiu bem na primeira tentativa, não reagirá nas próximas também, e os procedimentos estéticos não são situações às quais os animais se condicionam”, afirma.
 

Em foco a shih-tzu Lolly, depois de tomar banho e ser produzida pela equipe do Mascote Pet Shop


 
 
 
Os esmaltes já foram febre nas unhas de muitas cachorrinhas, mas há alguns meses, o que realmente vem sendo solicitado nos salões de banho e tosa, são as tinturas coloridas para pelos que, segundo a veterinária, não devem ser manipuladas em casa. “As tinturas devem ser aplicadas por profissionais que estudaram e treinaram a técnica. O que o dono pode fazer em casa é banhar seu animal de estimação, mas nunca com xampus e condicionadores para humanos, já que existem produtos específicos para os pelos e a pele dos pets. A orientação vale para esmaltes e perfumes também, pois se não forem próprios para o animal, podem causar alergias e intoxicações”, alerta Drª Ana Flávia Ferreira.
 
Para quem não abre mão de ver seu animal limpo, cheiroso e produzido, é sempre importante lembrar que para a maioria das raças de pelo longo, que precisam ser desembaraçados com frequência, o intervalo mínimo entre um banho e outro é de uma semana. Já a escovação dental pode ser feita uma vez ao dia, para os animais que já foram habituados a este procedimento; caso contrário, uma vez na semana já é o suficiente.
 
Animais que são submetidos a banhos diários por seus proprietários podem apresentar sérios problemas de estresse e de pele, já que a mesma perde sua proteção natural. E para driblar o calor escaldante da região de Sertãozinho, a médica veterinária dá uma última dica: “mesmo com o verão, os banhos diários devem ser evitados. Em casos de animais muito peludos, minha orientação é a tosa, que ajudará a diminuir bem a sensação de calor”. Veja aqui a frequência ideal para dar banhos no seu cachorro.
 
Animal belo é aquele animal saudável.
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.