InícioGuia de RaçasGolden Retriever

Golden Retriever

Goldens parecem Labradores de pelo longo, mas tem o temperamento mais calmo e se adaptam melhor em apartamentos.
 
Família: cão de caça, cão de busca
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função Original: cão de busca
Tamanho médio do macho: Alt: 58-60 cm, Peso: 29-34 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 54-57 cm, Peso: 25-30 kg
Outros nomes: Retriever Amarelo
Posição no ranking de inteligência: 4ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f6
Amizade com outros cães f6
Amizade com estranhos f6
Amizade com outros animais f6
Proteção f3
Tolerância ao calor f4
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f4
Apego ao dono f6
Facilidade de treinamento f6
Guarda f4
Cuidados com a higiene do cão f4

 
 

Origem e história da raça

 
MCE cupom VIMDOSITEUm dos esforços mais casuais e melhor documentados para produzir uma raça deu origem ao Golden Retriever. O homem responsável pela raça foi Lord Tweedmouth, que viveu ao norte da fronteira da Escócia na região do Rio Tweed. Com o aumento do interesse por cães de busca em meados de 1800, era necessário um cachorro que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias, nadar e fazer o resgate com cuidado. Lord Tweedmouth cruzou o Nous, um Retriever de pelo ondulado e amarelado (descendente do pequeno Terra-nova e das primeiras raças de Labrador, usado por pescadores) com Belle, uma Tweed Water Spaniel (uma retriever de cor amarelo-escuro com pelo muito crespo). Eles geraram quatro filhotes, que prometiam ser excelentes cães para buscar aves em regiões altas. Foram feitos outros cruzamentos cuidadosos com retrievers pretos, Tweed Spaniels, setters e até um Bloodhound. No começo consideraram a raça como sendo uma variedade em tom amarelo (dourado) dos retrievers de pelo liso, mas depois a raça foi reconhecida como Golden Retriever em 1912. Alguns desses cães chegaram à América com os filhos de Lord Tweedmouth em 1900, mas o AKC só os registrou como raças separadas em 1927. A raça foi valorizada por suas habilidades de caça, produzidas pela cuidadosa mistura de seu material original. Só bem mais tarde se tornou popular com animal de estimação, cão de exposição e um competidor em obediência. Após essa transição, o crescimento da raça foi meteórico, e ela continua sendo uma das mais populares da América.
 
 

Temperamento do Golden Retriever

 
Golden RetrieverAmigo de todos, o Golden Retriever é conhecido por sua natureza devotada e protetora como companheiro da família. Ele vai fazer suas buscas esportivas também em apartamento, e anseia por um dia no campo. Ignorar sua natureza ativa e sua poderosa estrutura física pode levar a problemas de comportamento. Essa raça precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias. Ele tende a ser excessivamente exuberante e agitado, e seu entusiasmo pelas coisas o distrai facilmente durante o treino. Porém, ele é louco para agradar e adora aprender. Os feitos de que Golden é capaz em obediência competitiva são impressionantes. Ele gosta especialmente de brincadeiras que envolvam buscas e adora trazer as coisas na boca.
 

Golden Retriever ou Labrador

 


 

Como cuidar de um Golden Retriever

 
O Golden Retriever precisa de exercícios todos os dias e de interação humana. Lições de obediência que o desafie, simulações de caça ou de busca, são ótimas formas de exercitar a mente e o corpo do Golden. Ele é um cachorro tão social que o melhor é deixá-lo compartilhar a vida familiar. O pelo não costuma embaraçar, mas precisa ser escovado duas vezes por semana. Os filhotes de Golden podem ser bem agitados e é preciso gastar a energia deles para que não se tornem destruidores.
 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Saúde do Golden Retriever

 
Principais Preocupações: displasia de quadril Displasia do cotovelo, catarata
Preocupações Menores: entrópio, distichiasis, triquíase, catarata, dermatite piotraumática, estenose aórtica subvalvar, OCD, alergias, vWD, cardiomiopatia
Vistos Ocasionalmente: torções gástricas, epilepsia, CAtrofia Progressiva da Retina, osteossarcoma
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos, cardíacos (sangue)
Expectativa de vida: 10-13 anos
 
 

Preço do Golden Retriever

 
Quanto custa um Golden Retriever. O valor do Golden Retriever depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de Golden Retriever, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.

 
 

10 razões para NÃO TER um Golden Retriever

 
1. Se você quer um cachorro que só fique do lado de fora da casa
Os Goldens são muito dóceis, ternos e apegados aos tutores. São cães companheiros, que gostam de ficar com a família e em ambientes internos. Manter um Golden apenas no quintal seria uma crueldade com ele. Se você não pretende deixar o seu cachorro entrar dentro de casa, então o Golden Retriever não é a raça ideal pra sua família.
 
2. Se você detesta cães peludos
Os Goldens trocam de pelo duas vezes por ano, perto do verão e perto do inverno. Isso porque a densidade do seu pelo se adapta ao clima. No dia a dia eles soltam pouco pelo, mas duas vezes por ano acabam soltando MUITO pelo. Se você se incomoda com pelos pela casa, o Golden Retriever não é a raça certa pra você. Considere também que você vai precisar levá-lo para fazer tosa higiênica, em geral de 20 em 20 dias.
 
3. Você não gosta de brincadeiras
Os Goldens são eternas crianças. Diferente dos spitz e dos pastores, que são cães mais sérios, os goldens são extremamente brincalhões. Bichos mortos frutos de caças no jardim, bolas babadas, ossos que foram enterrados meses atrás cheios de terra… Assim é um Golden.
 
4. Se você tem mania de limpeza
Na verdade quem tem mania de limpeza deveria ter um gato, não um cachorro. Cães tem pelo, cães bebem água e molham o chão, cães pisam no próprio xixi. Os goldens são desastrados, adoram brincar na terra, não podem ver uma poça de lama que se jogam nela e rolam até ficarem marrons. São muito felizes, dá muita alegria de ver. Mas se você é maníaco com limpeza, esqueça o Golden.
 
5. Você quer um cachorro que passe o dia com você no sofá
Os Goldens estão no grupo dos esportistas, isso significa que eles tem MUITA energia. Eles vão adorar ficar com você no sofá ou na cama vendo TV, mas isso depois de um dia intenso e divertido de atividades e brincadeiras. Se você tem um estilo de vida mais sedentário, considere um Bulldog Inglês, que tem mais esse perfil.
 
6. Você odeia coisas fora do lugar
Assim como os labradores, os goldens são RETRIEVERS. Isso significa que o instinto deles é de buscar a caça que o caçador matava (gansos, patos, etc). Ou seja, ele adora trazer coisas pra deixar você feliz.
 
7. Você não pretende ter um cachorro pro resto da vida dele
Independente da raça, seu cachorro vai viver pelo menos uns 10 anos, se tudo correr bem. Então pense muito bem nisso antes de ter um Golden ou qualquer outra raça.
 
8. Você é antissocial
Se você sair com seu Golden na rua, seja ele filhote ou adulto, esteja preparado pra pessoas virem passar a mão nele e conversar com você sobre o seu cachorro.
 
9. Você quer um cão de guarda
Goldens amam tudo e todas as pessoas ao seu redor. Não estranham ninguém, não rosnam, são completamente tolerantes e dóceis. Por isso, não espere que ele seja um cão de guarda, pois ele será o primeiro a recepcionar alegremente o invasor.
 
10. Você tem pouco espaço
Se você mora em um apartamento pequeno, o Golden não é indicado pra você. Goldens são grandes, podem ter até 61cm de altura e pesar até 40kg. Além disso, ele tem um rabo enorme e forte que provavelmente vai jogar seus bibelôs longe.
 
11. Se você não tem dinheiro pra comprar um Golden
Cães de boa procedência são caros, sim. Os canis fazem dezenas de testes e exames nos seus machos e fêmeas, para garantir a cruza responsável e a geração de filhotes saudáveis. Se você quer um golden que a sua vizinha vai cruzar, é melhor não ter um. Sua vizinha não fez testes nos cães que vão cruzar, muito menos nos pais, avós e bisavós. Sua vizinha provavelmente não entende de genética canina. O barato pode sair muito, muito caro.
 
12. Se você tem muita idade e pouca força
Goldes são cães fortes. Muitos deles, se não treinados, pulam nas pessoas. Nos passeios, costumam puxar. Se você é idoso, o Golden provavelmente não é a raça ideal pra você.
 
13. Você não quer um cão que babe muito
Os Goldens não babam normalmente, mas observe um Golden bebendo água. A baba com água da vasilha vai escorrendo pela casa depois que ele se refresca.
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Cães semelhantes ao Golden Retriever

 
Chesapeake Bay Retriever
Retriever de Pelo Encaracolado
Retriever de Pelo Liso
Labrador
Pointer
 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS