Cocker Spaniel Inglês

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros


Anúncio canilO Cocker Spaniel é super popular no Brasil e está presente em diversos lares do país. Infelizmente devido à sua popularização, hoje encontramos muitos Cockers com desvio de comportamento, agressivos e nervosos. Mas o normal dessa raça é longe disso.
 
Família: Gundog, Spaniel
Grupo do AKC: Esportistas
Área de origem: Inglaterra
Função original: espantar e capturar aves
Tamanho médio do macho: Alt: 40-43 cm, Peso: 12-15 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 38-40 cm, Peso: 11-14 kg
Outros nomes: Cocker Spaniel
Posição no ranking de inteligência: 18ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 
Origem e história da raça
 
Cocker Spaniel InglêsA família Spaniel reúne um dos maiores grupos de cães e um dos mais especializados. O Cocker Spaniel Inglês é um dos Spaniels de Terra. Os Spaniels de Terra reúnem um grande número de spaniels que melhores para espantar a caça, e spaniels menores que eram bons para caçar galinholas. Esses diferentes tamanhos apareciam na mesma ninhada e eram essencialmente duas variações da mesma raça. Só em 1892 os dois tamanhos foram considerados raças distintas, com o de tamanho menor (até 11 Kg) chamado de Cocker spaniel. Na verdade, por terem compartilhado dos mesmos genes, as duas raças ainda compartilham alguns talentos de caça. Em 1901, foi abolido o limite de peso. Os Cocker Spaniels foram extremamente populares na Inglaterra, mas os criadores americanos se dedicaram a alterar a raça de uma forma que não agradou os fãs do tradicional Cocker Spaniel Inglês. Os Cockers inglês e o americano eram apresentados juntos até 1936, quando foi formado o English Cocker Spaniel Club of America, e o Cocker Inglês foi classificado como uma variedade separada. O English Cocker Spaniel Club desaconselhava o cruzamento entre o Cocker inglês e o americano, e em 1946 o Cocker Inglês foi considerado uma raça separada. Após a divisão das raças, o Cocker americano ofuscou o inglês em popularidade, mas apenas na América. No resto do mundo, o Cocker inglês é de longe o mais popular dos dois e é chamado simplesmente de “Cocker Spaniel”.
 
 
Temperamento do Cocker Spaniel Inglês
 
O Cocker Spaniel Inglês possui um instinto caçador mais forte do que a versão americana, e também preciso de muito exercício. Ele é carinhoso, curioso, expressivo, devotado, dócil, leal e sensível. Esse é um cachorro bastante sociável que gosta de ficar perto de sua família humana.
 
 
Cuidados com o Cocker Spaniel Inglês
 
Ele precisa sair ao livre todos os dias, de preferência fazendo longos passeios com coleira ou com atividades intensas no quintal. O Cocker Inglês é um cachorro tão social que ele vive melhor dentro de casa e brincando ao ar livre. O pelo de tamanho médio precisa ser escovado de duas a três vezes por semana, além de aparos na região da cabeça, e cortes ao redor dos pés e da cauda a cada dois meses. É necessário limpar as orelhas toda semana.
 
 
Saúde do Cocker Spaniel Inglês
 
Principais Preocupações: Atrofia Progressiva da Retina
Preocupações Menores: cataratas, displasia de quadril, nefropatia familiar
Vistos Ocasionalmente: glaucoma, cardiomiopatia
Exames Sugeridos: audição (para o parti cor), olhos, quadril, (joelho)
Expectativa de vida: 12-14 anos
Observações: a surdez é o principal problema do parti cor. A displasia de quadril é mais comum nos de cores sólidas; PRA é do tipo PRCD.
 
 
Cães semelhantes ao Cocker Spaniel Inglês
 
Water Spaniel Americano
Clumber Spaniel
Cocker Spaniel Americano
Springer Spaniel Inglês
Field Spaniel
Water Spaniel Irlandês
Spaniel de Sussex
Welsh Springer Spaniel