Chow Chow


Anúncio canilO Chow Chow, assim como o Shar Pei, também é uma raça que atrai pela beleza e fofura, principalmente quando filhote. Porém também é uma raça que demanda certa experiência do dono, devido ao seu temperamento.
 
Família: Spitz, Norte (companhia)
Grupo do AKC: Não-esportistas
Área de origem: China
Função Original: cão de guarda, puxador de carroça, fonte de alimento
Tamanho médio do macho: Alt: 43-50 cm, Peso: 20-31 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 43-50 cm, Peso: 20-31 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 76ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 
Origem e história da raça
 
O Chow Chow tem algumas características Spitz. Por causa disso, imagina-se que o Chow Chow tenha antepassados Spitz ou descenda dos ancestrais das raças Spitz. Infelizmente, a origem da raça se perdeu no tempo, mas ela está presente na China há centenas, se não milhares de anos. A função original do Chow Chow pode ter sido de cão de caça, farejando e encontrando aves para a nobreza. A raça caiu tanto em qualidade como em quantidade depois que terminaram as caçadas do Império, mas alguns descendentes puros permaneceram em mosteiros e mansões. De acordo com outros registros, a raça foi fonte de peles e de alimentos na Manchúria e na Mongólia. Uma das características mais típicas da raça é a língua preta, que também serviu como base para seus nomes mais usados na China. O nome Chow Chow foi adotado quando os cães foram levados à Inglaterra com outras importações chinesas no final do século de 1700. O nome deriva provavelmente de um termo que queria dizer bugiganga oriental e curiosidades. Talvez o termo tenha sido usado para os cães porque eles vinham com outras mercadorias em navios de carga. E na verdade os primeiros cães importados eram vistos como uma curiosidade. Apenas no final do século de 1800 a raça foi importada pela Inglaterra e depois pela América. O interesse da Rainha Vitória por esses cachorros ajudou a chamar a atenção para a raça. O AKC reconheceu o Chow Chow em 1903. A aparência típica da raça sempre atraiu os criadores, mas nos anos 80 a raça ficou popular também entre as famílias, chegando a ser a sexta raça mais popular da América.
 
 
Temperamento do Chow Chow
 
Digno, até mesmo com ar meio nobre, o Chow Chow se comporta com discrição. Ele não é muito expressivo, mesmo com sua família, e pode ser bem desconfiado com estranhos. Ele é independente e teimoso, e geralmente se dá bem com outros animais da casa. O Chow Chow é sério e protetor, devotado à família.
 
 
Cuidados com o Chow Chow
 
Essa é uma raça sempre alerta e que precisa de atividades moderadas ao ar livre regularmente. Ele não se sente bem em climas quentes e úmidos. Ele fica satisfeito com passeios pela manhã ou no fim da tarde em dias não muito quentes ou com uma sequência de pequenas atividades ao longo do dia. O tipo liso precisa ser escovado uma vez por semana. O tipo mais áspero precisa ser escovado a cada dois dias, ou diariamente quando estiver na troca de pelos.
 
 
Saúde do Chow Chow
 
Principais Preocupações: entrópio,displasia de quadril
Preocupações Menores: Displasia do cotovelo, catarata, distiquíase, PPM, torção
gástrica, narinas estenóticas, luxação da patela, alongamento do palato
Preocupações menores: hipoplasia renal cortical
Exames sugeridos: quadril, cotovelos, olhos
Expectativa de vida: 8-12 anos
 
 
Cães semelhantes ao Chow Chow
 
Cão Esquimó Americano (Standard)
Spitz Finlandês
Keeshond
Schipperke
Shiba Inu
 
 

 

Comentários

comentários