Tudo sobre a raça Cão de Crista Chinês

Cão de Crista Chinês

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 22/01/2015

Família: companhia, Sul (sem pelos)
Grupo do AKC: Toys
Área de origem: China
Função Original: caçador de ratos, cachorrinho de colo, curiosidades
Tamanho médio do macho: Alt: 27-33 cm, Peso: 2-6 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 27-33 cm, Peso: 2-6 kg
Outros nomes: Chinese Crested
Posição no ranking de inteligência: 61ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilSuas origens são difíceis de encontrar. Cães sem pelos parecem ter se desenvolvido por mutação pelo mundo todo, mas eles se espalharam principalmente nas Américas Central e do Sul. O Crista Chinês é uma exceção, pois parece que já existia na China desde o século 13. Marinheiros chineses eram aconselhados a levar esses cães nos barcos como caçadores de ratos e também como uma curiosidade que poderia servir para troca por mercadorias com mercadores locais. Assim, a raça se espalhou pela Turquia, Egito, África do Sul e provavelmente pelas Américas Central e do Sul. Só nos anos de 1800 aparecem registros desses cães na Europa, em pinturas e fotografias, incluindo os cães do tipo Crista Chinês. No final dos anos de 1800, a americana Ida Garrett, que ajudou a promover vários tipos de cães sem pelos, se tornou uma defensora da raça. Com a ajuda de uma união de criadores (incluindo a famosa Gypsy Rose Lee), o Crista Chinês gradualmente foi ganhando admiradores na América e na Europa. Em 1991, depois de um século de esforços, a raça foi reconhecida pelo AKC. O Crista Chinês logo se tornou popular entre os frequentadores exposições de cães, mas a raça não tem atraído muito como animal de estimação. Como a raça vem ganhando maior exposição é bem provável que essa situação mude.
 
 

Temperamento do Crista Chinês

 
cao de crista chinesO Crista Chinês é um brincalhão divertido, um cachorrinho de colo muito gentil e um companheiro fiel. Ele é devotado a sua família e faz tudo para agradar; ele se dá bem com outros cães, animais e estranhos. Seu comportamento é normalmente alegre e alerta.
 
 

Como cuidar de um Crista Chinês

 
O Crista Chinês adora correr lá fora, mas odeia o frio. Ele é tão pequeno que já fica satisfeito com exercícios e brincadeiras dentro de casa. As variedades sem nenhum pelo precisam de uma roupinha para sair em dias frios e úmidos. Esse cachorro não deve viver ao ar livre. O Crista Chinês tem talento para o salto e alguns conseguem escalar. Para cuidar do pelo das variedades “Pompom” é necessário escová-lo a cada dois dias. O focinho deve ser raspado geralmente a cada duas semanas. A variedade sem pelos precisa de cuidados com a pele regularmente, como hidratante e protetor solar, além de banhos para prevenir cravos.
 
 

Saúde do Crista Chinês

 
A saúde do Cão de Crista Chinês
Principais Preocupações: nenhuma
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: Doença De Legg-Perthes
Exames Sugeridos: nenhum
Expectativa de vida: 13-15 anos
Observações: As variedades sem pelo são sujeitas cravos, insolação, alergia a lã e perdas de dentes. A dentição é irregular e a camada de esmalte é muito fina.
 
 

Preço do Cão de Crista Chinês

 
Quanto custa um Cão de Crista Chinês. O valor do Cão de Crista Chinês depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

Cães semelhantes ao Cão de Crista Chinês

 
Chihuahua
Maltês
Papillon
Pequinês
 
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.