Tudo sobre a raça Borzoi | Tudo Sobre Cachorros

Borzoi

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 05/05/2016

O Borzoi não é uma raça muito comum no Brasil. Um cão com grande espírito caçador, precisa de exercícios diários e uma área livre para correr: mas sempre cercada!
 
Família: Sighthound, Sul (Sighthound)
Grupo do AKC: Hounds
Área de origem: Rússia
Função Original: perseguir lobos
Tamanho médio do macho: Alt: > 71 cm, Peso: 34-47 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: > 66 cm, Peso: 27-38 kg
Outros nomes: Wolfhound Russo
Posição no ranking de inteligência: 75ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilO Borzoi (também conhecido como Wolfhound Russo) foi criado pela aristocracia russa há centenas de anos. A caça esportiva à lebre era conhecida na Rússia desde o começo do século 13. Nos séculos 15 e 16, foram feitos cruzamentos entre cães corredores com cães urso e com grandes pastores russos para aprimorar o tamanho e o pelo, ambos necessários para caçar lobos em clima frio. O primeiro padrão foi definido em 1600 em um livro de regras de caça com Borzoi. Talvez nenhuma outra raça tenha sido criada em escala tão grande com foco na caça. Centenas de servos trabalhavam na criação desses cães em enormes propriedades. As caçadas em si eram grandes eventos. Um relato descreve os cães, cavalos e caçadores chegando em um trem de mais de 40 compartimentos, enquanto outro trem trazia o grão-duque e outro da nobreza. Mais de 100 Borzois podiam participar de uma única caçada. Batedores e cães farejadores buscavam os rastros do lobo, seguidos por caçadores a cavalo. Um par ou um trio (de dois machos e uma fêmea) de Borzois eram soltos quando o lobo era encontrado. Os cães atacavam ao mesmo tempo, cercando o lobo até que o caçador chegasse para amarrar o lobo e, muitas vezes, soltá-lo logo depois. Nos anos de 1800, havia sete subtipos diferentes de Borzois na Rússia. A maioria dos Borzois de hoje descendem do tipo Perchino criado pelo grão-duque Nicolai Nicolayevitch, e muitos dos primeiros cães importados para a América vinham de canis de Perchino. O Czar costumava oferecer Borzois como presente a visitantes nobres. Após a Revolução Russa, os dias da nobreza tinham terminado e muitos Borzois foram mortos. O destino da raça ficou nas mãos da nobreza estrangeira que havia ganho Borzois e alguns poucos canis de Borzois que tinham sobrado. Na América, Borzoi logo ganhou a fama de cachorro altamente glamoroso, normalmente visto ao lado de estrelas de cinema. Apesar da pouca popularidade como cão de estimação, a raça continua popular em exposições, competições e como modelo.
 
 

Temperamento do Borzoi

 
borzoiUma raça de elegância discreta, o Borzoi é um exemplo de cachorro doméstico bem educado. Ao ar livre, ele corre em um ritmo selvagem, e vai caçar qualquer animal que estiver correndo. Ele é independente, mas bastante sensível. Geralmente se dá bem com crianças e alguns podem ser tímidos. Ele é desconfiado com estranhos.
 
 

Como cuidar de um Borzoi

 
O Borzoi precisa de exercícios diários. Embora longos passeios possam deixá-lo satisfeito, ele também precisa correr em uma grande área segura. O pelo, que é especialmente cheio nos machos, precisa ser escovado de duas a três vezes por semana. Em algumas fases, ele solta muitos pelos. Borzoi vive bem em uma casa com acesso ao quintal.
 
 

Saúde do Borzoi

 
Principais Preocupações: torção gástrica
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: nada
Exames Sugeridos: nenhum
Expectativa de vida: 10-12 anos
Observações: sensível à anestesia
 
 

Preço do Borzoi

 
Quanto custa um Borzoi. O valor do Borzoi depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

Cães semelhantes ao Borzoi

 
Basenji
Greyhound
Rhodesian Ridgeback
Whippet
 
 

Fotos de Borzoi

 
Veja fotos de filhotes de Borzoi e de cães adultos.
 
[envira-gallery id=”10892″]
 

Snapchat Tudo Sobre CachorrosInstagram Tudo Sobre Cachorros

Ganhe um Calendário 2016

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2016 pra você baixar e imprimir!

Mãe de cachorro?

Junte-se a nós!

Cadastre-se para conhecer a DogHero, serviço de hospedagem para cães, e receba toda semana novidades do mundo canino.