Bichon Frisé

O Bichon Frisé pode ser facilmente confundido com o Poodle por muitas pessoas. Porém, além de ter menos facilidade de aprendizado, ele tem um temperamento diferente.
 
Família: Bichon, companhia, cão da água
Grupo do AKC: Não-esportistas
Área de origem: França
Função Original: companhia, artista
Tamanho médio do macho: Alt: 24-29 cm, Peso: 3-5 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 24-29 cm, Peso: 3-5 kg
Outros nomes: Tenerife, Bichon Tenerife, Bichon a Poil Frisé
Posição no ranking de inteligência: 45ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f6
Amizade com outros cães f5
Amizade com estranhos f6
Amizade com outros animais f5
Proteção f2
Tolerância ao calor f4
Tolerância ao frio f4
Necessidade de exercício f3
Apego ao dono f6
Facilidade de treinamento f5
Guarda f2
Cuidados com a higiene do cão f6

 
 

Origem e história da raça

 
PetloveO Bichon Frisé tem origem no Mediterrâneo, nascido do cruzamento entre o Barbet (um cão da água maior) e cães pequenos e de colo. Os cruzamentos acabaram gerando uma família de cachorros conhecidos como Barbichons, nome mais tarde reduzido para Bichons. Os Bichons foram divididos em quatro tipos: o Bichon Maltês, Bolonhês, Havanês e o Teneriffe. O Teneriffe, que depois se tornou o Bichon Brise, se desenvolveu na Ilha Canária de Teneriffe, provavelmente levado por marinheiros espanhóis em tempos antigos. No século 14, navegadores italianos trouxeram alguns espécimes para a Europa onde logo se tornaram os bichos de estimação preferidos da classe alta. Após uma série de invasões francesas na Itália em 1500, os cachorrinhos foram adotados pela França. Eles foram os animais de estimação especiais de Francisco I e Henrique III. Eles também ficaram populares na Espanha, mas por algum motivo a popularidade da raça caiu na Europa. Houve um breve renascimento durante o reinado de Napoleão III no começo do século 19, mas novamente a raça deixou de ser apreciada. Isso iniciou um novo capítulo na história do Bichon, pois ele deixou de ser um favorito da corte e virou um cão de rua comum. O Bichon sobreviveu por sua habilidade em fazer truques. Ele se juntou com vendedores ambulantes e passou a entreter pedestres. Com a Primeira Guerra Mundial, os cachorrinhos foram quase extintos. Alguns cachorros foram levados pra casa pelos soldados, mas não houve nenhum esforço para salvar a raça até que alguns criadores franceses se dedicassem a salvá-los. Em 1933, o nome oficial passou a ser Bichon a Poil Frise (Bichon do Pelo Enrolado). A raça foi ameaçada de novo, dessa vez pela Segunda Guerra Mundial, e foi só após sua chegada à América nos anos 50 que seu futuro se tornou seguro. E mesmo assim, o Bichon Frisé não se popularizou até receber um novo corte e uma maior divulgação nos anos 60. A raça de repente entrou na moda e foi reconhecida pelo AKC em 1971.
 
 

Temperamento do Bichon Frisé

 
bichon friseAlegre, saltitante e brincalhão, o jeito alegre do Bichon Frisé o tornou amado por todas as pessoas. Ele é sociável com estranhos e com outros cães e animais de estimação, e se dá muito bem com crianças. Ele é sensível, atencioso, afetuoso e gosta tanto de carinho como de brincadeiras. Ele pode latir bastante.
 
 

Como cuidar de um Bichon Frisé

 
Apesar de pequeno, o Bichon é um cachorro ativo e precisa de exercícios diários. Ele se satisfaz com brincadeiras dentro de casa ou, melhor ainda, brincando no quintal ou passeando na coleira. Seu pelo branco precisa ser escovado e penteado a cada dois dias, além de tosar e acertar o corte a cada dois meses. Ele não solta pelos, mas os pelos longos podem se enroscar. Pode ser difícil manter seus pelos brancos em alguns locais. Esse cachorro não deve viver ao ar livre.
 

Produtos para seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Saúde do Bichon Frisé

 
Principais Preocupações: luxação da patela
Preocupações Menores: perda de dentes, catarata
Vistos Ocasional emente: nada
Exames Sugeridos: joelhos, olhos
Expectativa de vida: 12-15 anos
 
 

Preço do Bichon Frisé

 
Quanto custa um Bichon Frisé. O valor do Bichon Frisé depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

Cães semelhantes ao Bichon Frisé

 
Buldogue Francês
Lhasa Apso
Poodle (Standard)
 
 

Fotos de Bichon Frisé

 
Veja fotos de filhotes de Bichon Frisé e de cães adultos.
 


 

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS