Tudo sobre a raça American Staffordshire Terrier

American Staffordshire Terrier

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros Atualizado em 23/01/2015

Muitos confudem o American Staffordshire Terrier com o Pit Bull, mas são cães diferentes, com temperamentos diferentes.
 
Família: terrier, mastiff (bull)
Área de origem: Estados Unidos
Função Original: bullbaiting, cão de luta
Tamanho médio do macho: Alt: 45-48 cm, Peso: 25-30 kg
Tamanho médio da fêmea: Alt: 43-45 cm, Peso: 25-30 kg
Outros nomes: nenhum
Posição no ranking de inteligência: 34ª posição
Padrão da raça: confira aqui
 
 

Energia
Gosto por brincadeiras
Amizade com outros cães
Amizade com estranhos
Amizade com outros animais
Proteção
Tolerância ao calor
Tolerância ao frio
Necessidade de exercício
Apego ao dono
Facilidade de treinamento
Guarda
Cuidados com a higiene do cão

 
 

Origem e história da raça

 
Anúncio canilO American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier descendem da mesma linhagem. O protótipo surgiu do cruzamento do antigo tipo de bulldog com alguns tipos antigos de terriers, provavelmente o terrier inglês. O resultado ganhou o nome apropriado de “bull e terrier”, chamado mais tarde de Staffordshire Bull Terrier. Os cachorros ganharam fama entre os apreciadores de lutas de cães, um esporte muito popular apesar de ter sido declarado ilegal. A habilidade desses cães para a luta os levou à América no final dos anos de 1800, onde foram chamados de “pits”. Lá se tornaram conhecidos como pit bull terrier, American bull terrier ou ainda Yankee Terrier. Os americanos valorizavam cães um pouco maiores do que os cães ingleses e com o tempo as duas linhagens se separaram. Em 1936, o AKC reconheceu a raça como Staffordshire Terrier (o nome foi mudado em 1972 para American Staffordshire Terrier). Calma e gentileza sempre foram essenciais para lidar com um cachorro forte, inclusive durante uma luta. Por isso, os Am Staff foram criados para serem dóceis e confiantes em relação às pessoas. Infelizmente, esses cães atraíam muito mais as pessoas por suas habilidades de luta do que por seu lado afetivo. Muitas vezes, no meio dessa controvérsia, no começo dos anos 80, ele foi alvo de leis específicas para a raça, destinadas a proibir ou controlar certos tipos de cães. Apesar disso, o AmStaff desfruta hoje de uma fase de muita popularidade entre pessoas que querem um cão amoroso e divertido.
 
 

Temperamento do American Staffordshire Terrier

 
American Staffordshire TerrierTipicamente dócil e brincalhão com sua família, o American Staffordshire Terrier é geralmente sociável com estranhos, desde que esteja perto de sua família. Geralmente, ele se dá muito bem com crianças. Ele é teimoso, obstinado e corajoso. Por ter essa personalidade difícil, a atenção afetiva da família é a coisa mais importante pra essa raça.
 
 

Como cuidar de um American Staffordshire Terrier

 
O Staff precisa sair ao livre todos os dias, de preferência fazendo longos passeios com coleira ou com atividades intensas no quintal. Para o temperamento dessa raça o mais adequado é compartilhar o espaço familiar. Os cuidados com o pelo são mínimos.
 
american staffordshire terrier-
 
 

Plano de saúde para cachorro

Qual é a diferença entre um American Pit Bull Terrier (APBT), um American Staffordshire Terrier e Staffordshire Bull Terrier?

 
Qual é a diferença entre um American Pit Bull Terrier (APBT), um American Staffordshire Terrier e Staffordshire Bull Terrier?
 
1. Estrutura óssea:
As pernas dianteiras são mais robustas na estrutura do American Staffordshire Terrier e Staffordshire Terrier, enquanto que no Pit Bull é mais enfatizada a movimentação e agilidade nas patas traseiras.
 
2. Tamanho:
O Staffordshire é o menor, enquanto o American Pit Bull Terrier é o maior e mais pesado dos três. Pela ordem, o Pit Bull é o maior, o American Staffordshire é o médio e o menorzinho é o Staffordshire.
 
3. Cor da pelagem:
No American Pit Bull Terrier, qualquer cor ou padrão de cor é aceitável, exceto a merle (cinza com preto). Nos Amstaff, o rajado (preto) é o mais comum, mas não existe uma escala de preferência ou por ordem de prioridade para as outras cores. O corpo com mais de 80% de pelagem branca não é recomendado para o Amstaff e o Staff.
 
4. Orelhas:
O American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier são normalmente expostos com orelhas cortadas. As orelhas do Stafford nunca são cortadas e deve ser “rosa” (como os de um Bulldog Inglês), ou semi-eretas. Lembrando que cortar caudas e orelhas é contra a lei e o veterinário ou a pessoa que fizer isso está cometendo um crime.
 
5. Cabeça:
As cabeças do American Staffordshire Terrier, American Pit Bull Terrier e Staffordshire Bull Terriers são semelhantes, mas tanto o Amstaff quanto o Staff Bull tem a cabeça mais largas.
 
Comportamento:

Pessoas com experiência de convívio com as duas raças costumam concordar que os AmStaffs são um pouco mais tranqüilos e obedientes que os Pits, além de menos violentos com cães e outros animais. Mas há variações conforme as linhagens. Afinal, cada criador seleciona para reproduzir os cães mais parecidos com o seu gosto pessoal. Em alguns canis de Pit Bull, por exemplo, os machos devem vencer pelo menos 5 lutas para poderem cruzar, e as fêmeas, pelo menos 1. Em outros, os Pits são selecionados por suas aptidões esportivas (escalar, tracionar peso).
 
De modo geral, tanto AmStaffs quanto Pits são apegados aos donos e brincalhões. Os dois podem conviver bem com crianças e receber soltos as visitas do dono, desde que sejam habituados a isso desde filhotes. O convívio com cães e com outros animais é arriscado, apesar de existirem inúmeros casos de sucesso. Depende da herança genética (pais sociáveis geram filhotes com tendência a serem menos combativos), do grau de dominância individual de cada cão e da criação que receber.
 
Na guarda, as duas raças possuem estilo de ataque determinado e mordedura das mais possantes. Como todos os Terriers, são muito atentos e agem rapidamente. Atacam estranhos (pessoas, cães e outros animais) que invadam seu território, não só para defendê-lo mas também devido ao forte instinto de luta. Existem, tanto entre os AmStaffs quanto entre os Pits, exemplares que por excesso de docilidade não servem para guarda.
 
Os cães que se tornam perigosos, como em qualquer raça, são fruto de má seleção por parte do criador (que cruzou cães de mau temperamento) ou de criação incorreta por parte do dono (que estimulou a violência no animal ou que não soube se fazer respeitar por ele).
 
 

Saúde do American Staffordshire Terrier

 
Saúde do American Staffordshire Terrier
Principais Preocupações:displasia de quadril
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalemente: PDA
Exames Sugeridos: OFA, (cardíaco)
Expectativa de vida: 12-14 anos
Observação: Sua alta tolerância à dor pode mascarar problemas
 
 

Preço do American Staffordshire Terrier

 
Quanto custa um American Staffordshire Terrier. O valor do Amstaff depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil.
 
 

Cães semelhantes ao American Staffordshire Terrier

 
Airedale Terrier
Bull Terrier
Staffordshire Bull Terrier
Fox Terrier de Pelo Liso
 
 

Instagram Tudo Sobre Cachorros
Ganhe um Calendário 2015

Assine GRÁTIS a Newsletter, receba os artigos no seu e-mail e ganhe um lindo Calendário 2015 pra você baixar e imprimir!


Curta Tudo Sobre Cachorros no Facebook


Receba sempre as nossas novidades