Shih Tzu

Algumas pessoas chamam o Shih Tzu de diversos outros nomes como: shi tzu, shitzu, xitzu, chitos, cheetos, shitsu, shiatsu, shin tzu e assim por diante. Porém, o nome correto é Shih Tzu.
 
Se você quer saber tudo sobre essa raça, continue lendo o artigo!
 
Expectativa de vida: 12 a 16 anos
Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
Grupo: 9 – Cães de Companhia
Padrão da Raça: confira aqui
Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor, como preto e branco por exemplo.
Pelo: longo
Tamanho: Toy/pequeno
Tosa: requer tosa
Altura (macho e fêmea): até 28cm
Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
Ambiente ideal: um cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa. São um dos cachorros mais apropriados para apartamento.
 

Energia f4
Gosto por brincadeiras f5
Amizade com outros cães f5
Amizade com estranhos f5
Amizade com outros animais f5
Proteção f2
Tolerância ao calor f2
Tolerância ao frio f3
Necessidade de exercício f2
Apego ao dono f5
Facilidade de treinamento f3
Guarda f4
Cuidados com a higiene do cão f5

 

Vídeo sobre Shih Tzu


 

Origem da raça Shih Tzu

 
MCE cupom VIMDOSITEO nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo. Embora seja mais comumente associado à China, ele foi provavelmente originado no Tibet no século 17, quando era tido como um “cão sagrado”. O cão que conhecemos hoje se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). O Shih Tzu e o Pequinês compartilham de histórias parecidas, entretanto, conseguimos diferenciar o “cão leäo” na arte chinesa porque ele tem um topete na cabeça.
 
Essa raça foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real. Quando os ingleses saquearam o Palácio Imperial, a maioria dos cães foram perdidos, e a raça sofreu um grande revés. Também foi exibido pela primeira vez na China como o Lhasa ou Poodle tibetano. Em 1935, ele foi exibido como o cão leão Lhasa; Por esse tempo, ele foi se tornando muito popular. Um estado de confusão semelhante existia na Inglaterra, onde o Lhasa Apso e o Shih Tzu foram agrupados como o Apso (que significa desgrenhado). Em 1934, logo após a Lhasa ser exibido pela primeira vez, foi dividido em duas raças separadas, com os de focinho achatado se chamando Shih Tzu, o seu nome chinês coloquial. Em 1952, uma única cruza com Pequinês foi autorizada para melhorar certos pontos, mas nunca foram novamente autorizadas essas cruzas. Nos Estados Unidos, a raça começou a tornar-se extremamente popular na década de 1960, levando ao reconhecimento AKC em 1969. Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje essa raça é um dos cães mais populares do Brasil.
 
shih tzu apartamento
 

Aparência do Shih Tzu

É um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Eles tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico (rinite e afins). Veja aqui mais raças para pessoas alérgicas.
 


Diferenças entre o Shih Tzu americano e o Shih Tzu europeu

Padrão Americano
shih tzu americano
1. Suas pernas são mais altas e as pernas da frente são mais alinhadas com o peito, ou seja, mais para frente.
2. O peito é pequeno.
3. A cabeça é mais ou menos quadrada e menor sobre um pouco mais longo e mais fino.
4. Os olhos são pequenos.
5. Os ombros são mais para a frente.
 
Padrão Europeu
shih tzu europeu
1. As pernas são menores e parecem estar ligeiramente dobradas.
2. O peito é largo e imponente.
3. A cabeça é maior e redonda e o pescoço é um pouco mais curto e robusto.
4. Os olhos são salientes e grandes.
5. Os ombros deste levemente inclinados para trás.
 

Existe mini Shih Tzu?

Não acredite em um “mini Shih Tzu”. Esses cães são criados fora dos padrões da raça para atender uma demanda de pessoas que não conhecem os problemas de um “cão miniatura“. Por favor, leia esse artigo para entender os problemas dos cães ˜mini˜: Os problemas de saúde dos cães miniatura
 

Diferença entre Shih tzu x Lhasa apso

diferença shih tzu lhasa apso
O Shih Tzu tem o focinho mais curto, os olhos são redondos, a cabeça também é redonda e a pelagem é sedosa. O Lhasa Apso possui a cabeça mais longa, os olhos são ovais e a pelagem é mais pesada e áspera. Um Shih Tzu jamais deve ter focinho longo, se ele tem focinho longo com certeza existe outra raça na linha de sangue.
 
No nosso canal do YouTube temos uma batalha das duas raças. Quem ganha?


 
diferença shih tzu lhasa apsoAs pessoas costumam distinguir as raças apenas pelo focinho: se tem focinho longo é Lhasa. Isso não é verdade. Não é apenas pelo tamanho do focinho que se distingue uma raça da outra, se seu Shih Tzu tem o focinho longo ele pode ter em seus ancestrais qualquer outra raça. Quando for comprar um, veja sempre os pais dos filhotes, pois quando filhote os focinhos são menores e fica difícil de saber.
 
O Shih Tzu é mais dócil que o Lhasa e menos reservado com estranhos. O Lhasa é mais na dele e pode estranhar pessoas desconhecidas, diferente do Shih Tzu, que se dá bem com qualquer um.
 
diferença shih tzu lhasa apso
 
diferença shih tzu lhasa apso
 
 

Cores da raça Shih Tzu

Shih Tzu PretoSão aceitas várias cores: Shih tzu preto, vermelho, dourado, tigrado, chocolate (fígado), cinza (prata), tricolor, todas essas combinadas com branco ou não.
 
Todas essas cores podem se apresentar de forma sólida (o cachorro é todo de uma cor só), podendo ter uma pequena mancha branca no peito e na ponta das patinhas.
 
Os parti colores são quando eles tem duas ou mais cores combinadas com o branco. Quando o cão tem uma faixa branca forte na testa e na ponta da cauda ele é mais valorizado em exposições.
 
A cor da pelagem vai clareando com a idade. Normalmente nascem bem escuros. Alguns podem nascer com partes marrom-claro e ficarem totalmente brancos com o tempo.
 
Todos os filhotes nascem com o nariz rosa (trufa despigmentada) e as rimas dos olhos também despigmentadas, mas devem estar pigmentado até 60 dias de idade.
 
Um exemplar puro da raça nunca pode ter olhos claros (amarelo, azul ou verde), isso pode significar tendência ao albinismo que causa a surdez. Fuja de criadores que anunciam filhotes com olhos claros e cores diferentes de pelagem como se fosse algo raro, na verdade esses cães nasceram com um defeito genético e deveriam ser castrados e doados, jamais vendidos e muito menos vendidos por um valor mais caro. Assista nosso vídeo: Como identificar um criador fundo de quintal.
 
cores shih tzu

Temperamento e personalidade do Shih Tzu

Shih Tzu filhotinhoEles são alegres e extrovertidos. São bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser socializados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um cão dessa raça, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter o cão ativo e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos. Se você trabalha fora e seu cão vai passar muito tempo sozinho, prefira um Lhasa Apso.
 

Produtos essenciais para o seu cachorro

Use o cupom BOASVINDAS e tenha 10% de desconto na primeira compra!


 

Macho ou Fêmea?

Tanto o Shih Tzu macho quanto a fêmea são super carinhosos e adoram ficar no colo do tutor e segui-lo pela casa. Os dois devem usar um laço ou prendedor no topete, para que os pelos não caiam nos olhos e não tampem sua visão. Você também pode optar pela tosa filhote, que deixa os pelos bem curtinhos.
 

Shih Tzu tosa filhote
Um Shih Tzu com a tosa filhote

A fêmea entra no cio uma vez por ano, o que pode ser resolvido com a castração. Os machos demarcam território fazendo xixi pela sala, o que também é resolvido com a castração. Veja aqui as vantagens de você castrar seu Shih Tzu.
 
As fêmeas tendem a ser mais agitadas que os machos, que normalmente são mais calmos e tranquilos. Mas isso pode variar de indivíduo para indivíduo e também na sua forma de criar o cachorro. Veja aqui como ter um cachorro calmo.
 
Os machos costumam ser mais peludos, com a cabeça mais larga e uma postura mais imponente, o que acontece também em outras raças. As fêmeas são mais delicadas na aparência.
 



 

Como cuidar de um Shih Tzu

Principais problemas de saúde do Shih Tzu

Shih Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais. Os Shih Tzus também tem tendência à Coprofagia (comer cocô). Veja aqui como combater a coprofagia.
 
Shih Tzu correndo na grama

Como cuidar do pelo do Shih Tzu

É importante escovar todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um). Se você acostumá-lo a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. Assim como todas as raças, principalmente as que vivem em apartamento, é importante cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas. Veja neste vídeo como acostumar seu cachorro à escovar os pelos.

Cuidado com os olhos do Shih Tzu

Os olhos são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região. Não deixe de secar bem depois para evitar fungos. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos. Além disso, cuidado com quinas e outros móveis na sua casa.

Shih Tzus precisam de exercício

Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades. Assim como os seres humanos, exercício faz bem pra saúde. Considere fazer enriquecimento ambiental:


 

Como educar e criar um cachorro perfeitamente

O melhor método pra você educar um cachorro é através da Criação Compreensiva. Seu cachorro vai ser:
 
Calmo
Comportado
Obediente
Sem ansiedade
Sem estresse
Sem frustração
Mais saudável
 
Você vai conseguir eliminar os problemas de comportamento do seu cachorro de uma forma empática, respeitosa e positiva:
 
– xixi fora do lugar
– lambedura de patas
– possessividade com objetos e pessoas
– ignorar comandos e regras
– latido excessivo
– e muito mais!
 
Clique aqui para conhecer esse método revolucionário que vai mudar a vida do seu cachorro (e a sua também).
 

Como adestrar um Shih Tzu

Shih Tzu adultoO adestramento deve começar cedo, assim que o filhote chegar em casa – por volta dos dois meses. As seções devem ser curtas e frequentes, como por exemplo 3 seções de 10 minutos por dia. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento com eles. No ranking de inteligência, eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que ele entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena! Sim, é possível ter um cão dessa raça super educado e obediente, você só precisa de empatia e paciência.
 
Importante: se estiver ao ar livre, sempre deixe-o preso à coleira. Não deixe seu cachorro solto em locais abertos.

Preço do Shih Tzu

O valor do Shih Tzu depende da qualidade dos pais, avós e bisavós da ninhada (se são campeões nacionais, internacionais etc). Ou seja, um Shih Tzu pode custar de R$3.000 a R$8.000. Pra saber quanto custa um filhote de todas as raças, veja nossa tabela de preços aqui: preço de filhotes de cachorro. Veja aqui porque você não deve comprar um cachorro em classificados na internet ou em petshops. Veja aqui como escolher um canil. Desconfie de valores muito baratos, provavelmente não são Shih Tzus puros.

Perguntas Frequentes sobre o Shih Tzu

Fotos de Shih Tzu

Tudo Sobre Cachorros

wp user thumbnail

Portal sobre cães com dicas, curiosidades, saúde, adestramento, raças e tudo que diz respeito ao mundo canino.

Conheça o nosso curso

ÚLTIMOS ARTIGOS