Rottweiler

Rottweiler

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros


Anúncio canilO Rottweiler tem origem desconhecida e provavelmente descente do Mastiff Italiano. Durante a idade média, o Rottweiler era usado como cão pastor. Essa raça quase foi instinta no século 19, mas conseguiu sobreviver e voltou com força total no século 20. O Rottweiler é usado hoje em dia para diversas funções, como tracking, pastoreio, cão de guarda, cão policial e cão de alerta.
 
 

Temperamento do Rottweiler

 
O Rottweiler pode ser um cão amável e divertido, mas ele é muito poderoso e pode ser sério às vezes. Um treinamento de obediência adequado desde filhote e a socialização são extremamente necessários (para todas as raças, não somente Rottweilers). Essa raça pode ser muito territorial e protetora de sua família e casa. Rottweilers podem ser bem intimidadores e ainda carregam a fama de serem bravos, mas eles são ótimos para famílias e podem ser muito dóceis também.
 
Rottweiler está entre os 10 cães mais inteligentes do mundo

O temperamento de um Rottweiler pode variar. Alguns podem ser muito apegados e dóceis (bobos, mesmo!), enquanto outros podem ser mais irritados. É importante que essa raça seja socializada desde filhote, para que não estranhe animais ou pessoas quando adultos e por ser uma raça muito forte e poderosa, pode causar problemas. Rottweilers são ótimos com crianças se criados em um ambiente com criancas desde cedo, mas devem ser supervisionados quando estão com crianças muito pequenas, pois são muito fortes e grandes. O Rottweiler se dá bem com outros cães, mas podem mostrar sinais de agressividade se não tiverem sido acostumados com a presença de outros cães desde filhote. Ou seja: quando for filhote, seu Rottweiler precisa ser apresentado a todos os estímulos, como crianças, outros animais, outros cães, pessoas de diversas etnias etc. É também uma raça muito protetora tanto para com sua família quanto para com seu território.
 
 

Como cuidar de um Rottweiler

 
O Rottweiler tem um pelo curto e brilhante, de fácil manutenção. Escovar regulamente para tirar o excesso de pelos mortos é suficiente para mantê-lo bonito. Dar banho com muita frequencia vai tirar a oleosidade natural de sua pele, causando sérios problemas dermatológicos. Não dê banho com muita frequência em seu cão. Banho à seco é usado em muitos Rottweilers para não remover a oleosidade natural de sua pele.
 
 

Inteligência e treinamento

 
Rottweilers adoram aprender e serão excelentes se tiverem oportunidade. Treino de obediência é essencial, já que essa raça pode se tornar bem destrutiva se não for estimulada. É preciso uma pessoa forte, firme e dominante quando for treinar esse cão poderoso. O Rottweiler é extremamente inteligente e se sai muito bem em diferentes esportes, mas também pode ser teimoso. Ocupam o 9º lugar no ranking de inteligência canina.
 

 
 

Atividade e exercícios

 
Um Rottweiler deve ter no mínimo um quintal grande para se exercitar. Prender um Rottweiler dentro de um apartamento, por maior que o apartamento seja, não é uma boa idéia. Eles não são ativos dentro de casa, então eles precisam de muito exercício fora de casa, sem coleira de preferência. Por isso a importância do quintal, cercado, sempre. Essa raça ama passear por uma longa jornada e deve sair pra passear no mínimo duas vezes por dia, com um total de 2 horas de exercício por dia. Não ignore essa necessidade dos Rottweilers, pois pra ter um cão equilibrado, feliz e dócil, você deve suprir o que ele precisa.
 

 
 

Resumindo

 
– Grande, muito forte e poderoso
– Altamente inteligente (9º lugar no ranking de inteligência canina)
– Sério e confiável
– Muito protetor e territorial com sua casa e sua família
– Naturalmente alerta para estranhos e não será amigável com alguém que ele não tenha sido apresentado adequadamente
– Pode ser muito agressivo se alguém invadir seu território
– Pode ser agressivo com outros cães machos
– Ele é brincalhão e divertido
– É ótimo com crianças
– É o melhor cão de guarda de todas as raças
– Não tem medo de nada
 
 

Energia
Inteligência
Agressividade
Cuidados com o pelo
Guarda
Alerta
Necessidade de exercício
Relacionamento com outros cães

 
 

 

Com vocês, o primeiro programa Tudo Sobre Cachorros!
 

 
ASSINAR CANAL