12 dicas para viver com um cão cego

Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Conviver com um cão cego pode ser um grande desafio, mas é também uma experiência muito recompensadora. Alguns donos acreditam que, assim que seu cão fica cego, ele fica muito dependente e precisa de ajuda constante. Isso está muito longe da verdade! Na verdade, muitos cães cegos podem facilmente se locomover pela casa normalmente e viver uma vida feliz apesar da cegueira. Se seu cachorro é cego ou está desenvolvendo a cegueira, você pode ajudá-lo a ser feliz e a viver uma vida confortável com essas super dicas abaixo.

1. Pode parecer óbvio, mas não custa reforçar. Não mude seus móveis de lugar. Mudando, será mais difícil para seu cachorro cego “decorar” os caminhos da casa e se locomover normalmente. Se ele bater nos móveis com muita frequência, além de poder se machucar, isso irá deixá-lo assustado e desorientado. Portanto, deixe seus móveis sempre no mesmo lugar.

2. Proteja as quinas dos móveis, como armários, portas, mesas de cabeceira e quaisquer móveis que possam machucar seu cão.

3. Use tapetes anti-derrapantes para ajudar seu cão a se movimentar de cômodo para cômodo.

4. Mantenha os potes de ração e água sempre no mesmo lugar, para que seu cão saiba onde estão.

5. Se você tem escadas, coloque um portão no topo para prevenir que seu cão caia sem querer.

6. Se você tem outros animais em casa, coloque sinos em suas coleitas para que seu cão cego saiba da presença deles. Você também pode colocar sinos no seu pulso ou sapatos para seu cão saber que você está perto.

7. Não esqueça de avisar às visitas que seu cão é cego e não deixe que eles passem a mão em seu cão antes que ele os cheire antes.

8. Ajude seu cão cego a ficar mais confiante conversando com ele. Se você o encorajar sempre, ele vai sentir que pode fazer as coisas sozinho.

9. Quando for passear com o seu cão cego, use uma guia curta. Assim você terá mais controle sobre ele e ele se sentirá mais seguro porque saberá onde você está.

10. Quando estiver em público, coloque uma roupinha ou um lenço com os dizeres “SOU CEGO”, para que as pessoas saibam e tomem os devidos cuidados. Fora que ele ficará uma graça!

11. Nunca aborde seu cachorro cego por trás porque isso pode deixá-lo apavorado. Você também nunca deve abordá-lo quando ele estiver dormindo.

12. Se seu cachorro cego vive do lado de fora da casa (no jardim ou no quintal), mantenha o ambiente mais “clean” possível. E só deixe seu cão do lado de fora da casa se a casa for cercada!

Fonte:
Traduzido por Tudo sobre Cachorros do site Paw Nation.